Mundo

Última superlua de 2024 ilumina os céus ao redor do mundo no fim de semana

O melhor momento para observá-la na Flórida é logo após o pôr do sol nesta sexta-feira, durante o nascer da lua.

A última superlua do ano vai iluminar o céu da Flórida logo após o pôr do sol (Foto: Wikimedia Commons/@jikatu)
A última superlua do ano vai iluminar o céu da Flórida logo após o pôr do sol (Foto: Wikimedia Commons/@jikatu)

A última superlua de 2024, também conhecida como “beaver moon” (lua do castor), atingirá seu pico de brilho e tamanho nesta sexta-feira, por volta das 4h29pm (EST). Para quem está na Flórida, a superlua será visível logo após o pôr do sol, com o melhor momento para observá-la sendo o nascer da lua, pouco depois do entardecer.

Uma superlua ocorre quando a lua cheia está no ponto mais próximo da Terra em sua órbita de 27 dias, chamado perigeu — normalmente a cerca de 362 mil km de distância. O termo “superlua” é usado quando a lua cheia está a pelo menos 90% do perigeu.

Esta será a última superlua de 2024, após superluas em agosto, setembro e outubro. As superluas sempre acontecem em intervalos de cerca de 29,5 dias.

Quando uma superlua aparece, ela parece 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia normal, podendo ser até duas vezes mais brilhante do que uma “microlua”, que ocorre quando a lua está em seu ponto mais distante da Terra, o apogeu.

A lua cheia de novembro é conhecida como “beaver moon” e esse nome pode estar relacionado à época do ano, quando caçadores armavam armadilhas para castores antes que o inverno congelasse os pântanos. Além disso, os castores ficam mais ativos nesta época, construindo represas e se preparando para o frio.

A superlua vai ser visível em toda a Flórida, com horários de pico variando um pouco, dependendo da região.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo