A governadora de Massachusetts, Maura Healey, disse que está se preparando para lutar contra as deportações em massa tão faladas pelo republicano Donald Trump, eleito presidente para o próximo mandato.
Questionada pelo âncora de TV da MSNBC, Lawrence O’Donnell, se ela concordaria com a medida, ela respondeu: “De forma alguma. Vamos usar todas as ferramentas disponíveis para proteger os residentes do nosso estado. Sei que nós – governadores e a polícia estadual – teremos uma batalha árdua pela frente, mas vamos lutar”, disse a governadora do Partido Democrata.
Como procuradora-geral no passado, Healey era considerada “uma pedra no sapato de Trump”, já que impetrou diversos processos contra o então presidente. “Temos um tribunal diferente daquele de 2017 e estou aqui para agir no que for preciso para proteger os moradores de Massachusetts. Nós temos leis e elas precisam ser respeitadas”, ressaltou.
O estado governado por Healey tem sido um dos mais procurados por indocumentados e ela chegou a declarar estado de emergência e pedir ajuda do governo federal para resolver o problema em agosto do ano passado. Na época, o estado estava gastando $45 milhões para manter abrigos para imigrantes.
A governadora criou projetos no Estado para conceder permissão de trabalho para imigrantes e cursos de inglês, que já atenderam mais de 1,100 estrangeiros.