Estados Unidos Mundo

‘Homem corajoso’: Putin fala sobre a vitória de Trump

O líder russo diz estar pronto para conversar sobre a Ucrânia com o presidente eleito

Valdimir Putin congratula Donald Trump e chama o presidente eleito de “homem corajoso” (Foto: Flickr)
Valdimir Putin congratula Donald Trump e chama o presidente eleito de “homem corajoso” (Foto: Flickr)

O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou Donald Trump por sua vitória eleitoral, chamando-o de “homem corajoso” que foi “perseguido por todos os lados” e dizendo estar pronto para conversar com o presidente eleito sobre a Ucrânia.

Esses foram os primeiros comentários públicos de Putin sobre Trump desde que ele venceu a votação presidencial de terça-feira (5), durante um evento em que falou por várias horas no resort de Sochi, no Mar Negro, na quinta-feira (7).

Trump tem dito repetidamente que pode acabar com a guerra na Ucrânia, causada pela invasão não provocada da Rússia em fevereiro de 2022, “em um dia”. Ele não detalhou como poderia fazer isso acontecer. As especulações têm se concentrado no fato de que Trump pode tentar alavancar a admiração que Putin sempre declarou ter por ele para arquitetar algum tipo de acordo de paz.

As autoridades ucranianas temem que a eleição de Trump possa desacelerar, ou interromper totalmente, a ajuda militar dos EUA quando ele assumir o cargo em janeiro. Eles também alertam que Putin, independentemente de suas promessas, não é confiável.

“Temos que fazer tudo para garantir que os resultados de nossa interação entre a Ucrânia e os Estados Unidos, toda a Europa e os Estados Unidos, sejam produtivos e positivos”, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy na quarta-feira.

Em seu discurso, Putin disse estar “pronto” para dialogar com Trump sobre a Ucrânia. Ele disse que a tentativa de assassinato de Trump em julho – durante um comício de campanha em Butler, Pensilvânia – causou uma “impressão” nele.

“As pessoas mostram quem são em circunstâncias extraordinárias. É nesse momento que a pessoa se revela. E ele se mostrou, na minha opinião, de uma maneira muito correta, corajosamente. Como um homem”, disse Putin.

O presidente da Rússia também afirmou que, durante o primeiro mandato de Trump na Casa Branca, ele foi “perseguido por todos os lados”, uma declaração que pode ter ressonância para o ex-presidente, que há muito tempo alega, muitas vezes sem fornecer provas, ser vítima de “pessoas más” em questões que vão desde a interferência eleitoral até seus processos criminais.

Trump tem repetidamente falado favoravelmente a Putin e um livro recente do jornalista Bob Woodward afirmou que Trump pode ter tido até sete telefonemas particulares com Putin desde que deixou a Casa Branca. Putin tem um longo histórico de uso de desinformação, propaganda e bajulação e de ações que não condizem com suas palavras. Durante a campanha, Putin afirmou que preferiria que a vice-presidente Kamala Harris ganhasse a eleição.

“Eu advertiria qualquer líder mundial sobre confiar em Vladimir Putin para qualquer coisa”, disse no mês passado Emily Harding, que liderou a investigação do Comitê de Inteligência do Senado sobre a interferência eleitoral russa em 2016 e agora é especialista em segurança nacional no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

Trump disse em uma entrevista à NBC na quinta-feira que Putin não estava entre as dezenas de líderes mundiais com quem ele já havia conversado, mas que esperava uma ligação em breve. “Acho que vamos nos falar”, disse Trump.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo