Pelo segundo ano consecutivo, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré deixa seu santuário, na cidade de Belém, e vem aos Estados Unidos para a celebração do Círio de Nazaré, o único realizado fora do Brasil. Ela percorrerá igrejas, entidades de acolhimento a idosos, universidade nos dias que antecedem a procissão. Promovido pela comunidade brasileira de Kendall com o apoio da diretoria do evento no Pará, e as comunidades católicas do Brasil e do Sul da Flórida, a celebração tem por objetivo fortalecer a fé e a devoção à Nossa Senhora de Nazaré no território americano. A expectativa desse ano é que a procissão reúna cerca de mil pessoas.
A festividade no domingo, dia 17 de novembro, terá início com uma missa às 11 a.m no Santuário Nacional de Nuestra Señora de la Caridad (3609 S Miami Ave). Depois a imagem de Nossa Senhora de Nazaré seguirá em traslado moto-rodoviário para a Igreja de Santa Catarina de Siena (9200 SW 107th Ave, Miami), onde às 4:30 p.m será realizado o Rosário. A procissão do Círio será às 5 p.m com a imagem sendo conduzida na berlinda acompanhada da Corda do Círio, onde os devotos podem expressar a sua fé e devoção. Às 6 p.m será realizada a santa missa bilingue presidida pelo Bispo Dom Enrique Delgado, encerrando assim a festividade.
Um dos organizadores da festa, Luís Carlos Correia – conhecido pela comunidade como Kaká – participou neste ano da festividade no Pará e disse que é uma experiência inexplicável e que só quem a vivencia consegue dimensionar. Ele comenta que a festa tem sido muito bem recebida não apenas pelos brasileiros, mas também pelos latinos e promovido uma união e irmandade ímpar.
No ano passado, a comunidade responsável pelo evento na Flórida recebeu da diretoria do Círio de Nazaré de Belém uma imagem irmã da Nossa Senhora de Nazaré. Segundo Carlos Waldney, coordenador do Círio, ela tem como propósito fazer a peregrinação nos Estados Unidos, da mesma forma que é feita no Brasil.
“A nossa missão é fortalecer a fé através da devoção à Maria, trazendo amparo e conforto aos imigrantes brasileiros, assim como toda comunidade católica que aqui reside. É importante ressaltar que existem apenas três imagens irmãs e esta é a única fora do Brasil”, reforça Waldney.
Do Pará para a Flórida
O Círio de Nazaré é a maior manifestação religiosa do mundo, chegando a reunir três milhões de pessoas, em um único dia, nas ruas da cidade de Belém no estado do Pará, no Brasil. Com mais de 231 anos e reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a procissão principal ocorre todos os anos no segundo domingo de outubro.
A celebração em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da capital paraense e intitulada Rainha da Amazônia, dura semanas e inclui vários eventos religiosos e culturais, e culmina com uma grande procissão, que ocorre no dia do Círio. Durante a peregrinação, a imagem deixa a catedral de Belém retornando para o Santuário de Nazaré acompanhada por cerca de 2,5 milhões de fiéis que percorrem o trajeto de aproximadamente 2,2 milhas.
A história do Círio de Nazaré começa em 1700, quando a uma pequena imagem de Nossa Senhora foi encontrada por um caboclo em um igarapé, em Belém. No local, onde foi construída uma pequena capela, hoje abriga o santuário.