Estados Unidos Manchete

Seções eleitorais estão abertas na Flórida até às 7 p.m; Trump votará hoje em Palm Beach e Kamala já votou

De acordo com o Laboratório Eleitoral da Universidade da Flórida, 82 milhões de pessoas já enviaram seus votos pelo correio

Kamala-e-Trump-Foto-Gage-Skidmore-Flickr.jpeg
Kamala acompanhará a contagem dos votos na Howard University (Washington D.C), e Trump em uma festa no Palm Beach Convention Center, em West Palm Beach (Foto: Gage Skidmore/Flickr)

Os eleitores escolhem nesta terça, 5, quem irá governar o país pelos próximos quatro anos. Além da presidência, também está em votação os legisladores para o Congresso e estados, além das emendas. Segundo o Laboratório Eleitoral da Universidade da Flórida, 82 milhões de eleitores anteciparam a votação e já enviaram suas cédulas pelo correio. As seções eleitorais já estão abertas em todo o país, e na Flórida o horário de votação é das 7 a.m às 7 p.m.  

Com o empate técnico entre a vice-presidente democrata Kamala Harris, e o ex-presidente republicano Donad Trump, é grande a expectativa sobre os resultados nos estados que não tem uma inclinação partidária consistente, os chamados estados-pêndulo: Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Arizona, Geórgia, Nevada e Carolina do Norte. Se ocorrer empate entre os candidatos, a decisão vai para a Câmara dos Deputados, como ocorreu em 1800 e 1824.

Um exemplo curioso que demonstra na prática a previsão das pesquisas ocorreu em Dixville Notch, New Hampshire, onde uma pequena sessão eleitoral com apenas seis eleitores registrou três votos para Donald Trump e três para Kamala Harris.

A vitória de qualquer um deles será histórica para o país. Se Kamala for eleita, será a primeira mulher a presidir o país – e também a primeira negra de origem asiática no posto. Já  Trump se juntará a Grover Cleveland como os dois únicos presidentes a cumprirem mandatos não consecutivos.

Agenda dos candidatos para o dia da eleição

A vice-presidente Kamala Harris já votou antecipadamente pelos correios e passará esta terça, 5, em Washington, DC. À noite acompanhará a apuração dos votos em um evento na Howard University, onde ela se formou em 1986.

Já o candidato Trump irá para West Palm Beach, na Flórida, para votar pessoalmente. De acordo com comunicado à imprensa, a equipe da campanha do republicano está organizando uma festa no Palm Beach Convention Center, em West Palm Beach, para acompanhar a contagem dos votos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo