Milhões de americanos já votaram nas eleições de 2024, embora os resultados da votação antecipada ofereçam apenas uma visão do desempenho dos candidatos no que se espera que seja uma das eleições mais acirradas da história.
Quase todos os estados oferecem alguma forma de votação antecipada nas semanas que antecedem o dia da eleição. Na segunda-feira (21), as urnas foram abertas na Flórida e no Texas, enquanto os principais estados decisivos (swing states), como Geórgia e Nevada, abriram suas cabines de votação na semana passada.
Pesquisas preliminares mostraram que a vice-presidente Kamala Harris está bem à frente do ex-presidente Donald Trump entre os eleitores que compareceram às urnas mais cedo, mas a liderança dificilmente indica quem está à frente no geral. Os eleitores democratas normalmente são mais favoráveis à votação antecipada do que os republicanos, e Trump tem afirmado repetidamente, sem mérito, que as opções de votação pelo correio aumentam a chance de fraude eleitoral.
Mas, neste outono, Trump e o Partido Republicano mudaram de rumo, incentivando os eleitores a entregar a cédula de qualquer maneira que puderem, embora Trump ainda tenha descrito a votação antecipada como “coisa estúpida”.
“Temos que sair e votar”, disse o candidato republicano aos apoiadores em um comício na Pensilvânia no mês passado. “E você pode começar agora mesmo. Vocês sabem disso, certo? Agora temos essa coisa estúpida de poder votar 45 dias antes. Eu me pergunto o que diabos acontece durante esses 45 dias.”
Onde foi iniciada a votação antecipada?
Quarenta e sete estados, bem como o Distrito de Columbia, oferecem votação antecipada e cédulas pelo correio a todos os eleitores registrados.
As datas da votação antecipada variam de acordo com o estado. Os locais de votação em Minnesota, Dakota do Sul, Virgínia e Vermont foram abertos em setembro. Em estados como Kentucky e Oklahoma, a votação antecipada é aberta menos de uma semana antes do dia da eleição.
Dois importantes estados decisivos (swing states) – Geórgia e Carolina do Norte – tiveram um comparecimento recorde em seu primeiro dia de votação antecipada neste ciclo eleitoral. Mais de 310,000 votos foram depositados no Peach State na terça-feira (22) e, até sexta-feira (25), mais de 1 milhão de eleitores haviam enviado sua decisão pessoalmente ou pelo correio. Na Carolina do Norte, as autoridades eleitorais informaram que mais de 353,000 cédulas foram depositadas no primeiro dia de votação antecipada na quinta-feira (19).
Alguns estados – Alabama, Mississippi e New Hampshire – não oferecem nenhuma forma de votação antecipada, a menos que o eleitor tenha uma justificativa, como um destacamento militar. Em lugares como Dakota do Norte e Pensilvânia, a votação antecipada é estabelecida pelas autoridades do condado, não em nível estadual.
Quem está liderando as pesquisas?
As pesquisas de opinião mostram que Harris tem uma vantagem significativa entre os primeiros eleitores. Em uma pesquisa divulgada na segunda-feira (21) pelo USA Today e pela Suffolk University, a vice-presidente estava à frente por 63% a 34% entre os que já votaram.
Mas a mesma pesquisa descobriu que Trump estava à frente por dois dígitos entre aqueles que disseram que planejam votar no dia da eleição, liderando Harris por 52% a 35%. A pesquisa foi realizada por telefone de 14 a 18 de outubro e baseia-se nas respostas de mil prováveis eleitores.
De acordo com a NBC News, que usa a empresa TargetSmart para coletar dados dos eleitores, cerca de 14.5 milhões de pessoas votaram pelo correio ou pessoalmente na eleição de 2024 até segunda-feira (21). Desses eleitores, 46% são democratas, enquanto 29% são republicanos registrados. Um quarto dos primeiros eleitores não é filiado a nenhum dos principais partidos.
Uma quantidade quase igual de democratas e republicanos registrados votou antecipadamente em vários estados importantes do campo de batalha. Na Geórgia, 49% de todos os votos antecipados vieram dos republicanos, enquanto 46% vieram dos democratas. A diferença era semelhante em Nevada (40% de democratas e 35% de republicanos) e na Carolina do Norte (36% de democratas e 33% de republicanos) até segunda-feira.
No Arizona, os eleitores republicanos registrados estão superando ligeiramente os democratas, 44% a 35%. Os democratas estão bem à frente na Pensilvânia (67% a 27%), Minnesota (54% a 36%) e Wisconsin (40% a 19%).
A maioria dos analistas projetou o confronto deste ano entre Harris e Trump como uma disputa acirrada. Na segunda-feira, Harris estava à frente de Trump por 1.8 ponto (48,2% a 46,4%) na média das pesquisas nacionais, de acordo com o FiveThirtyEight. Mas o modelo eleitoral do site de pesquisas favorece Trump para vencer o Colégio Eleitoral, 52% a 48%.
Harris e Trump também estão empatados na maioria dos estados indecisos (swing states), de acordo com o rastreador de pesquisas do FiveThirtyEight, embora o ex-presidente tenha uma ligeira vantagem na Carolina do Norte, Geórgia e Arizona até segunda-feira.
Ao ser procurada para comentar sobre o comparecimento às urnas no início da votação, a porta-voz do Comitê Nacional Republicano, Anna Kelly, disse à Newsweek por e-mail: “Mesmo depois de os democratas terem gasto mais de $200 milhões tentando redefinir Kamala Harris, o presidente Trump está vencendo ou empatado em todos os campos de batalha porque sua mensagem está repercutindo entre os eleitores de todo o país”.
Quando é o dia da eleição?
De acordo com a lei federal, o dia da eleição sempre cai na terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro. Este ano, a eleição ocorre em 5 de novembro.
O dia da eleição não é reconhecido como um feriado federal, embora cerca de uma dúzia de estados o considere um feriado, o que significa que a maioria dos escritórios estaduais fica fechada nesse dia. A maioria dos estados também oferece aos funcionários algum tipo de folga para votar.