A BrucePac, fabricante de produtos de carne e aves prontos para o consumo recolheu mais de 9,9 milhões de libras de produto por suspeita de contaminação por listeria, segundo anunciou do Departamento de Agricultura (USDA) feito nesta quarta, 9. A bactéria causa a listeriose, terceira principal causa de morte por doenças transmitidas por alimentos nos país. Os sintomas podem incluir febre, dores musculares e problemas gastrointestinais.
Dezenas de produtos distribuídos para restaurantes e instituições de todo o país foram recolhidos. No entanto, esses produtos podem já ter sido utilizado no preparo de pratos prontos para o consumo e estar disponíveis em prateleiras de lojas ou nos freezers de consumidores, alerta o USDA. Restaurantes, instituições e outros estabelecimentos são incentivados a não servir ou usar esses produtos, que devem ser descartados ou devolvidos ao local de compra, segundo orientações do departamento.
O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar descobriu a contaminação em testes de rotina. O frango pronto para consumo da BrucePac foi identificado como fonte de listeria e há suspeitas de que possa ter contaminado outros itens de carne e aves prontos para o consumo produzidos entre 19 de junho e 08 de outubro. Até o momento não há relatos de reações adversas ao consumo desses produtos.
O caso da BrucePac ocorre após o surto mortal da bactéria relacionado aos produtos da Boar´s Head, que é o maior ocorrido no país em mais de uma década. Desde que o CDC iniciou a investigação em julho foram apontadas 59 hospitalizações e 10 mortes.