Como previsto, a tempestade tropical Milton virou furacão, e sua trajetória de oeste para leste no Golfo do México aponta exatamente para a costa oeste da Flórida, região que tem Tampa como sua maior cidade. De acordo com o boletim do National Hurricane Center (NHC) emitido às 8 pm de domingo (6), a cidade estava próxima do centro do cone de probabilidades, a área de passagem provável da tempestade.
Milton vai chegar à sua força máxima na terça-feira (8), quando vai carregar ventos de até 140 mph, ainda sobre o Golfo. Nesse momento, estará com categoria 4 na escala. Na quarta-feira, dia do impacto, a força cairá um pouco, segundo o NHC, para 125 mph, ainda assim extremamente perigosa.
Ainda que a região do sul da Flórida, onde ficam os condados de Miami-Dade, Broward e Palm Beach, não esteja no momento dentro do cone de impacto, esses condados deverão sofrer com chuva forte, ventos e enchentes localizadas.
Esse é o momento de preparação para as áreas que vão receber um impacto direto. Confira nossa lista de necessidades:
- Tenha pronto um plano de emergência e o compartilhe com a família. O plano deve ter instruções sobre como comunicar-se um com o outro, o que fazer e para onde ir em caso de emergência. Guarde-o em um local seguro.
- Proteja janelas e portas com placas de metal (shutters) ou de madeira rígida. Árvores e arbustos devem ser podados. Limpe as calhas e traga para dentro toda a mobília externa.
- Limpe ralos e bueiros. Considere ter à mão uma bomba de sucção à bateria.
- Prepare um kit de emergência com lanternas de mão, pilhas, geradores, remédios, desinfetantes e ração para animais domésticos.
- Separe comida não perecível e água suficientes para duas semanas. Calcule um galão de água por pessoa por dia.
- Guarde documentos em lugares altos e secos.
- Retire dinheiro. Caixas eletrônicos (ATMs) não funcionarão em caso de falta de energia.
- Carregue telefones celulares e obtenha um rádio à pilha.
- Ofereça ajuda a vizinhos e pessoas necessitadas.