Nesta terça-feira a noite promete oferecer um espetáculo: uma Superlua vai combinar com um eclipse lunar parcial. Esse evento raro vai fazer a sombra da Terra cobrir parcialmente uma das luas cheias mais brilhantes do ano. O eclipse vai ocorrer a partir das 8:34 pm, horário da Costa Leste, com o ponto máximo às 10:44 pm. Além dos Estados Unidos, ele será visível em grande parte do Hemisfério Ocidental, incluindo Canadá, América Latina e algumas partes da Europa e África.
Embora muitos lugares nos USA possam assistir ao evento, o tempo pode atrapalhar um pouco. Quem está na Costa Leste, especialmente na região do meio-atlântico, e na Costa Oeste, de Seattle a San Francisco, pode enfrentar dificuldades devido à nuvens e tempestades. Mesmo assim, pode ser possível ver o eclipse em algumas partes do Maine, Geórgia e no norte da Flórida.
No Brasil, o eclipse vai ser visível em todo o país, e a expectativa é grande. As Superluas são eventos impressionantes por causa do seu brilho e tamanho, tornando esse eclipse parcial ainda mais especial. Bruce Betts, cientista-chefe da Planetary Society, diz que esses fenômenos ajudam a sentir a “natureza tridimensional” do cosmos.