Negócios

Estados Unidos têm o menor número de empregos disponíveis desde janeiro de 2021

Todos os olhos estão voltados para o mercado de trabalho

O número de empregos disponíveis nos EUA encolheu mais do que o esperado em julho, uma indicação de que a demanda por trabalhadores continua a diminuir em meio ao esfriamento do mercado de trabalho.

As vagas de emprego caíram em julho pelo segundo mês consecutivo, para um número estimado de 7.67 milhões, de 7.91 milhões em junho, de acordo com novos dados divulgados na quarta-feira pelo Bureau of Labor Statistics. Esse é o menor número de vagas desde janeiro de 2021.

Os dados de quarta-feira (4) são os primeiros de uma série de métricas econômicas de importância crítica divulgadas esta semana sobre o mercado de trabalho dos EUA, culminando com o relatório de empregos de sexta-feira (29). Faltando apenas duas semanas para o tão aguardado corte nas taxas de juros, Wall Street e Main Street estão atentas para saber se o enfraquecimento do mercado de trabalho pode significar um corte gigantesco por parte do Federal Reserve.

O relatório da Pesquisa de Aberturas de Vagas e Rotatividade de Mão de Obra de julho “confirma o quadro do mercado de trabalho que temos visto há algum tempo”, disse Oliver Allen, economista sênior da Pantheon Macroeconomics nos EUA, em entrevista à CNN. “O mercado de trabalho estava parecendo muito apertado em grande parte de 2023 e no início deste ano, e agora está parecendo muito mais equilibrado.”

A preocupação, no entanto, é se a balança está se inclinando na direção oposta. “A direção da viagem agora é o que mais preocupa”, disse ele. “Por mais que o Fed não queira ver mais deterioração, o simples fato é que eles já aumentaram muito as taxas, deixaram as taxas em um nível alto por um bom tempo e a política monetária obviamente opera com defasagem.”

“Portanto, acho que uma deterioração maior já está em andamento”, acrescentou.

As vagas de emprego, que servem como medida da demanda de mão de obra, diminuíram significativamente em relação aos seus recordes, quando a economia dos EUA estava se recuperando da pandemia e a necessidade de trabalhadores superava a oferta imediatamente disponível.

Como o mercado de trabalho desacelerou, ele voltou ao equilíbrio: Atualmente, há quase 1.1 emprego disponível para cada pessoa que procura um. Essa proporção, que atingiu o pico de 2.03 em março de 2022, não era tão baixa há mais de três anos.

Simultaneamente, a inflação diminuiu bastante, colocando o Federal Reserve a apenas algumas semanas do que provavelmente será o primeiro corte na taxa de juros desde que o banco central iniciou seu ciclo de aperto para acabar com a inflação há mais de dois anos. Todas as atenções estão voltadas para a grande quantidade de dados do mercado de trabalho que serão divulgados esta semana.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo