O US Centers for Disease Control and Prevention (CDC) pede que os consumidores redobrem os cuidados ao consumir os frios e congelados da marca Boar’s Head por contaminação por listeria. Mais de 7,2 milhões de libras dos lotes “EST. 12612” ou “P-12612” com data de validade até outubro de 2024, já foram recolhidos. Desde julho, nove pessoas morreram e 57 foram hospitalizadas em 18 estados por terem consumido frios e congelados da marca.
A listeriose é uma infecção causada pela bactéria Gram-positiva Listeria monocytogenes, geralmente quando se consome alimentos contaminados. As pessoas contaminadas podem ter febre, calafrios e dores musculares, além de enjoo, vômito e diarreia, segundo o CDC.
Documentos obtidos pela CBS mostram que inspetores do Departamento de Agricultura encontraram insetos e mofo em uma das processadoras da Boar’s Head na Virgínia. Entre os produtos recolhidos estão presunto, bologna, linguiça e bacon.
Em nota, a empresa afirma que os produtos da marca que estão hoje nas prateleiras estão livres de qualquer contaminação. “Sentimos muito o impacto que este recall tem causado nas famílias e prestamos nossa solidariedade àqueles afetados”. A empresa garantiu que está trabalhando lado a lado com experts do setor de alimentos para corrigir os problemas existentes e evitar que isso aconteça novamente.