Estados Unidos

Trump classificou a nova acusação do governo democrata como “ato de desespero” e “tentativa de ressuscitar uma caça às bruxas”

Departamento de Justiça apresentou acusação redigida contra Donald Trump de que ele tentou alterar o resultado das eleições presidenciais

A nova acusação dos democratas mantém os mesmos quatro supostos crimes contra o republicano que a anterior, mas leva em consideração uma recente decisão do Supremo Tribunal que concede a um ex-presidente ampla imunidade contra processos criminais.

A acusação reescrita, com 36 páginas em vez das 45 anteriores, elimina as partes que seriam potencialmente afetadas pela decisão do Supremo Tribunal sobre a imunidade presidencial.

A administração democrata afirma que Trump perdeu em 2020, mas “estava determinado a manter-se no poder” e tentou alterar os resultados, de acordo com a acusação da administração democrata.

O Supremo Tribunal decidiu em julho que um ex-presidente tem ampla imunidade de acusação por atos oficiais durante o seu mandato, mas pode ser processado por atos não oficiais.

Este fato pôs em causa a acusação do antigo presidente.

O novo processo-crime foi apresentado três dias antes do fim do prazo para os procuradores e os advogados de defesa comunicarem ao juiz do caso como pretendiam proceder, na sequência da opinião expressa pelo Supremo Tribunal de que os antigos presidentes gozam de imunidade de acusação por atividades oficiais durante o seu mandato na Casa Branca.

As duas partes voltarão ao tribunal para uma audiência na próxima semana, a primeira em meses, uma vez que o processo está parado desde dezembro, enquanto o recurso de Trump se desenrola no sistema judicial.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo