A imigrante e escritora brasileira Ana Crespo lançou recentemente um novo livro infantil chamado “Saudade: Our Longing for Brazil”, ilustrado por André Ceolin e publicado pelo icônico Neal Porter Books, um braço da Holiday House.
O livro segue uma mãe brasileira e sua filha americana por uma caminhada, quando a menina pergunta o que é saudade. À medida em que a mãe conta para a filha todas as coisas das quais ela sente saudade — como o perfume de sua mãe ou a brisa do mar ou brincar debaixo de uma jabuticabeira — a menina começa a entender o que saudade significa.
Escrito em inglês, mas com algumas palavras em português, o livro explora a conexão entre o imigrante, seus descendentes e seu país de origem, finalizando com a ideia de que, apesar da dor que a saudade causa, os momentos felizes sempre valem a pena. “Escrevi esse livro durante a pandemia, num momento em que a saudade era mais forte que nunca”, disse a autora.
“Saudade: Our Longing for Brazil” está disponível em livrarias em todo o Estados Unidos. O livro é um Junior Library Guild Gold Standard Selection e a publicação Kirkus Reviews o chamou de “Uma exploração comovente de anseio e conexão.”
Ana é autora de mais oito livros infantis, todos sejam em inglês, mas muitos apresentam personagens brasileiras e palavras em português incluídas no texto. Os gêmeos Lia and Luís, por exemplo, ficaram famosos ao explorarem questões matemáticas no seu dia a dia. Vencedor do Mathical Award, o primeiro livro, “Lia & Luís: Who Has More?”, mostra os dois comparando um saco de biscoitos de polvilho e duas coxinhas de galinha, tentando descobrir quem tem mais.
No segundo livro, “Lia & Luís: Puzzled!”, que no mês passado venceu o Colorado Book Award em literatura infantil, os gêmeos montam um quebra-cabeça com uma mensagem secreta. Ana também é a autora de “The Sock Thief: A Soccer Story” (passado no Brasil), “Hello, Tree” (sobre um incêndio florestal) e outros títulos.