Em 2022, imigrantes indocumentados contribuíram com quase $100 bilhões em impostos nos Estados Unidos, de acordo com um recente relatório do Institute on Taxation and Economic Policy. Esses trabalhadores pagaram cerca de 26% de sua renda em impostos, uma taxa semelhante à do contribuinte mediano, conforme indicado pelo estudo divulgado na terça-feira (30).
A análise revelou que, em 40 estados, os impostos pagos pelos imigrantes indocumentados superaram os recolhidos pelo 1% mais rico da renda em cada estado. O estudo também estimou que, se todos os imigrantes indocumentados tivessem acesso a autorizações de trabalho, sua contribuição anual em impostos federais, estaduais e locais poderia aumentar em mais de $40 bilhões, devido a salários mais elevados e maior conformidade com as leis tributárias.
No que diz respeito aos impostos estaduais e locais, os imigrantes indocumentados pagam 46% de seus tributos através de impostos sobre vendas e impostos especiais de consumo. Seis estados — New Jersey, New York, Califórnia, Flórida, Texas e Illinois — arrecadaram mais de $1 bilhão cada em impostos provenientes de imigrantes sem documentos.
Na Flórida, a contribuição dos imigrantes indocumentados em impostos é particularmente relevante. Alexis Tsoukalas, analista sênior do Florida Policy Institute, destacou que a taxa de imposto média para esses contribuintes no estado é de 8%, muito superior aos 2,7% pagos pelo 1% mais rico da população estadual.
Fonte: Bloomberg