Imigração

Com abrigos lotados, migrantes dormem em estações de trem em Massachusetts

Na semana passada, o estado anunciou que não permitirá mais que recém-chegados durmam no Aeroporto Logan, em Boston

Nos últimos dias, Massachusetts tem enfrentado uma crise humanitária intensa com o programa de abrigos de emergência do estado atingindo sua capacidade máxima. Apesar das restrições, dezenas de migrantes continuam chegando ao estado através de diversos programas federais. Um porta-voz da governadora Maura Healey informou que migrantes presentes nos Family Welcome Centers foram informados sobre a falta de espaço nos abrigos e oferecidos alternativas de serviço. “Alguns optaram por não aceitar esses serviços”, alegou o governo local.

Na semana passada, o estado anunciou que não permitirá mais que recém-chegados durmam no Aeroporto Logan, em Boston. Conforme apurou a CBS News, essas famílias estão sendo encaminhadas para abrigos de emergência, como o localizado em Norfolk, no antigo Bay State Correctional Center. Atualmente, o abrigo em Norfolk está operando no limite de sua capacidade, com 143 pessoas.

Na terça-feira (16), a equipe da CBS News encontrou dezenas de pessoas sendo deixadas por ônibus na parada Wollaston do MBTA, em Quincy. Essas famílias vinham de um centro diurno que encerra suas atividades às 5pm e estavam incertas sobre onde poderiam passar a noite, planejando dormir na estação de trem.

Nos últimos três dias, Gladys Vega e sua organização sem fins lucrativos, La Colaborativa, têm se dirigido à estação de trem para auxiliar essas famílias, oferecendo-lhes comida e um lugar para dormir. Vega relatou que na segunda-feira ajudou cerca de 30 migrantes e pessoas em situação de rua. “Estamos enfrentando uma enorme crise humanitária”, disse Vega. “Se eles vão passar a noite aqui, prefiro levá-los ao meu escritório. Tenho colchões infláveis lá e vamos aguentar até amanhã para resolver.”

Vega convocou a sociedade civil para ajudar. “São crianças, são pequenos com suas mães e pais. Dê-lhes uma refeição quente, um banho e um cobertor para que possam descansar, e rezemos para que possamos resolver isso logo, para que não tenhamos que ver crianças dormindo em uma estação de trem.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo