Antonio Tozzi Esportes

Futebol, uma realidade em constante mutação 

O excesso de jogos e o nivelamento das equipes parecem ser os principais fatores para o equilíbrio dos campeonatos e torneios disputados em todo planeta.

Evidentemente, os clubes com maior poderio financeiro acabam prevalecendo por conseguir reunir os principais jogadores em seus elencos, pois pagam os melhores salários e conquistam os títulos mais desejados. Isto fica mais evidenciado em campeonatos longos, disputados em pontos corridos, onde a regularidade prevalece.

No caso dos torneios eliminatórios, no entanto, nem sempre essa lógica é confirmada. Para dar um exemplo recente, basta lembrarmos da final da Champions League, na temporada 2023/24. O poderoso Real Madrid foi um dos finalistas – e acabou confirmando seu favoritismo ao conquistar mais uma taça do torneio de maior prestígio do futebol mundial. Seu oponentte, porém, foi o surpreendente Borussia Dortmund, que eliminou nas fases anteriores equipes mais badaladas.

Já que estamos na Europa, podemos falar da Euro24, torneio que reúne as 32 melhores seleções do continente. Na última rodada da fase de grupos, tivemos a inesperada derrota de Portugal, com Cristiano Ronaldo e tudo, para a Georgia, pequeno país que pouco tempo atrás figurava como uma das nações da extinta União Soviética. A bem da verdade, a derrota não causou grandes traumas porque a seleção portuguesa se classificou para as oitavas de final como primeira em seu grupo.

Aguardada como um torneio de alto nível, a Euro24 tem sido até agora uma decepção. Craques consagrados não têm mostrado um futebol empolgante e os selecionados vêm apresentando espetáculos onde prevalecem a disputa e a entrega, mas no qual a qualidade e o brilho ainda não entraram em campo.

O mesmo roteiro vem se repetindo na Copa América. O selecionado brasileiro deixou uma má impressão aos seus torcedores, por não ter conseguido superar o ferrolho engendrado por Gustavo Alfaro, treinador argentino que está no comando da seleção da Costa Rica, na estreia do Brasil na competição continental.

Vários fatores colaboraram para o decepcionante empate em 0 a 0 com aquela que é considerada a mais fraca adversária do grupo, que tem ainda como seus integrantes o Paraguai (próximo rival do Brasil nesta sexta-feira) e a Colômbia, para mim, uma das boas surpresas deste torneio. Os colombianos, inclusive, lideram o Grupo D, depois de terem vencido o Paraguai por 2 a 1 em sua estreia. Ironicamente, a Colômbia possui em seu time jogadores que atu am no futebol brasileiro, como Arias (Fluminense), Richard Rios (Palmeiras) e James Rodriguez (São Paulo).

Para mim, os colombianos podem ser colocados como favoritos ao título do torneio, ao lado do Brasil – sempre acreditamos em nossos talentos – Uruguai e Argentina, atual campeã da competição e atual campeã mundial. Além do mais, essa é a última Copa América de Lionel Messi, que completou 37 anos de idade esta semana. 

Uma seleção que vem fazendo uma campanha surpreendente é a da Venezuela. Considerado o pior selecionado da América do Sul, a Venezuela venceu suas duas primeiras partidas – 2 a 1 sobre o Equador e 1 a 0 sobre o favorito México – e encerra sua participação contra a Jamaica, lanterna do Grupo B, e precisa apenas de um empate para garantir o primeiro lugar do grupo.

O Brasil tem mais duas partidas a serem disputadas pelo Grupo D: Paraguai nesta sexta-feira (28), a partir das 9:00PM, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e Colômbia na terça-feira (2), a partir das 9:00PM, no Q2 Stadium, em Austin, Texas. As partidas serão transmitidas pela TUDN (em espanhol) e pela Fox Sport (em inglês).

Fenômeno se repete no futebol brasileiro

Consideradas as equipes mais poderosas do futebol brasileiro, Flamengo e Palmeiras tiveram uma quarta-feira (26) para esquecer.

O Flamengo foi derrotado em Caxias do Sul por 2 a 1 (gols de Lucas Barbosa e Mandaca para o time da casa e de Pedro para o visitante) e não perdeu por um placar maior graças a excelente atuação do goleiro Rossi, que evitou  alguns gols do Juventude. Vale ressaltar que o Flamengo não vence o Juventude em Caxias do Sul há 27 anos!

No Nordeste, o Palmeiras sofreu uma de suas piores derrotas da Era Abel. O Alviverde paulista perdeu por 3 a 0 (dois gols de Lucero e um de Bruno Pacheco) e Abel Ferreira não foi feliz nem na escalação nem nas subsitutições. Ironicamente, o Palmeiras bateu o Cuiabá na capital de Mato Grosso e o Fortaleza foi goleado por 5 a 0 pelo time do Pantanal Matogrossense. 

Resultados no Campeonato Brasileiro na quarta-feira (26):

  • Cruzeiro 2 x 0  Athletico Paranaense
  • Botafogo 2 x 1 Red Bull Bragantino
  • Corinthians 1 x 1 Cuiabá
  • Atlético-GO 1 x Grêmio
  • Internacional 1 x 2 Atlético-MG
  • Bahia 2 x 1 Vasco da Gama
  • Juventude 2 x 1 Flamengo
  • Fortaleza 3 x 0 Palmeiras

A rodada foi completada na quinta-feira (27) com esses jogos:

  • São Paulo x Criciúma
  • Fluminense x Vitória

Depois dessa rodada, o Campeonato Brasileiro apresenta a seguinte classificação (ver tabela):


Miami Heat aposta em center para melhor a altura da equipe

A escolha de Ware no draft de 2024 visa aumentar a presença do Miami Heat no garrafão (Foto: Bleacher Report)
A escolha de Ware no draft de 2024 visa aumentar a presença do Miami Heat no garrafão (Foto: Bleacher Report)

O Miami Heat reforçou sua força central com a adição de Kel’el Ware, um gigante de 7 pés (2,13 cm) que se estabeleceu como um dos melhores jogadores defensivos do Big Ten durante sua segunda temporada em Indiana.

Segundo o relatório de scouting, Kel’el Ware superou algumas das preocupações sobre sua reputação de não ser combativo e ter baixa intensidade ao registar grandes números em Indiana usando suas ferramentas de finalização e toque de arremesso. A vantagem ligada ao seu tamanho de 7’0″, atletismo e nível de habilidade ofensiva fará com que o Miami Heat se torne mais efetivo no garrafão, acrescentando mais impacto e na briga pelos rebotes.


Comemore o campeonato do Florida Panthers nas ruas de Fort Lauderdale Beach

Se você gosta de festa, programe-se para celebrar o título da Stanley Cup com os jogadores do Florida Panthers no domingo na praia de Fort Lauderdale (Foto: rent.com)
Se você gosta de festa, programe-se para celebrar o título da Stanley Cup com os jogadores do Florida Panthers no domingo na praia de Fort Lauderdale (Foto: rent.com)

A equipe anunciou na terça-feira (25) que os Panthers – que conquistaram seu primeiro título da Stanley Cup ao derrotar o Edmonton Oilers por 2 a 1 no jogo 7 na noite de segunda-feira (24) – participarão de uma celebração do campeonato no domingo, a partir das 11:00AM.

Os fãs estão convidados a celebrar e participar da rota do desfile, que começará na A1A e na Riomar Street, na praia de Fort Lauderdale.

O desfile seguirá cerca de uma milha para o sul, terminando ao norte do Fort Lauderdale Beach Park, em frente ao Hotel Maren, na Southeast 5th Street, onde ocorrerá um comício.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo