No último domingo (23), membros da comunidade brasileira no sul da Flórida se reuniram na Igreja de Santa Catarina de Siena, em Miami, para o lançamento do Círio de Nazaré 2024. Ao final da Santa Missa, com a presença da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, foi apresentado o cartaz oficial que este ano tem como tema “Perseverar na Oração com Maria, Mãe de Jesus”. O Tema deste ano será unificado com o mesmo de Belém a pedido do Arcebispo Don Alberto Taveira seguindo uma orientação do Papa Francisco.
Em 2023, a Imagem Peregrina visitou os Estados Unidos pela primeira vez. Durante cinco dias, uma comitiva vinda de Belém, formada pela Diretoria da Festa de Nazaré – DFN, Guardas de Nazaré e pelo Pe. Francisco Cavalcante, teve uma intensa agenda, que iniciou em 16 de Novembro, com nove visitações em paróquias e instituições nos condados de Miami-Dade e Broward, onde mais de mil pessoas puderam ver de perto a imagem de Maria de Nazaré. Na ocasião, realizou-se o primeiro Círio de Nazaré fora do Brasil, na Igreja de Santa Catarina de Siena, em Miami. Devotos Nazarenos compartilharam um pouco dessa experiência de fé com centenas de pessoas da comunidade brasileira e de outros países, que aqui vivem, remontando a procissão com a corda e com a Berlinda e, ao final, com uma bela e emocionante missa presidida pelo Bispo Bom Enrique Delgado.
Esse ano, os organizadores pretendem ampliar o evento religioso na Flórida, marcado para o dia 17 de novembro, convidando com antecedência membros da comunidade brasileira nos Estados Unidos. “Queremos que as pessoas tenham tempo para se programar e se unir com a gente nesta majestosa manifestação de fé”, disse Carlos Waldney, um dos organizadores da ação, ao AcheiUSA. “O Círio de Nazaré é uma devoção que surgiu em Belém mas se fortalece a cada ano por todo o Brasil e que, agora nos Estados Unidos, dando conforto e esperança aos imigrantes brasileiros e também a todas as comunidades católicas que aqui residem”, concluiu.
O Círio de Nazaré é a maior manifestação religiosa do mundo, chegando a reunir três milhões de pessoas, em um único dia, nas ruas da cidade de Belém no esta do Pará. Com mais de 230 anos e reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a procissão principal ocorre todos anos no segundo domingo de outubro, mas existem outras 11 romarias oficiais dentro da “Quadra Nazarena”. Devotos de diversas cidades do país e do mundo, se preparam anualmente para acompanhar as procissões de Nossa Senhora de Nazaré.