Comunidade

Brasileira com doença rara precisa arrecadar $150 mil para cobrir custos de cirurgia na Rússia

Luna Fenner, de cinco anos, reside na Flórida, e já passou por dez cirurgias de combate ao nevo melanocítico congênito

Luna Fenner já passou por mais de uma dezena de cirurgias. Foto: Arquivo Pessoal

O história da brasileira Luna Fenner, que nasceu com nevo melanocítico congênito, ganha mais um capítulo essa semana com a primeira cirurgia estética da menina na Rússia. Luna, hoje com 5 anos, teve seu caso amplamente divulgado na imprensa brasileira e internacional por se tratar de uma doença rara, que atinge apenas 2% da população mundial, e é caracterizada por uma mancha escura que cobre grande parte do rosto.

A menina, que reside na Flórida, já passou por dez cirurgias, a maioria na Rússia, onde os pais de Luna, Carolina e Tiago, encontraram os melhores especialistas no tratamento da condição rara.

Em entrevista ao AcheiUSA, Carolina contou que as cirurgias livraram Luna de três melanomas, um tipo de câncer de pele grave. Ela também passou por procedimentos de enxertos de pele, porém, erros médicos deixaram cicatrizes que precisam ser reparadas com cirurgias estéticas que chegam a custar US$ 150 mil. “Depois deste procedimento, vamos voltar para casa, na Flórida. O plano é retornar à Rússia, pelo menos, mais quatro vezes para concluir essa etapa do tratamento, o que deve consumir mais de $100 mil dólares”, contou. Segundo a mãe, após uma dezena de cirurgias, Luna ficou com um aspecto de queimaduras na pele. Além da questão estética, o procedimentos mais urgente é de preenchimento das bochechas para devolver mobilidade ao rosto da menina.

Para ajudar a cobrir os custos do tratamento, a família está fazendo uma campanha através do GoFundMe — até a publicação desta reportagem, o site havia arrecadado cerca de $70 mil. Para ajudar, também é possível comprar o livro “Luna – Marcada para Vencer”, sobre a história de superação da pequena brasileira, disponível na Amazon.

Na conta @luna.love.hope no Instagram é possível acompanhar a rotina da pequena Luna Fenner em sua jornada de recuperação do nevo melanocítico congênito.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo