Brasileiros trabalhando ilegalmente nos EUA estão relatando uma série de encerramentos de contas bancárias nos últimos meses. Segundo Daniel Toledo, advogado especializado em direito internacional, a situação tem surpreendido imigrantes em diversas localidades do país.
Em um vídeo postado no canal Toledo e Advogados Associados, no YouTube, ele relata o caso de um brasileiro que teve duas contas bancárias encerradas simultaneamente. Com visto de estudante, o brasileiro contou ao advogado que estava trabalhando de forma irregular, usando uma conta alugada de aplicativo de entregas. “Sem revelar o motivo, os bancos fecharam as contas, possivelmente a partir de informações da USCIS”, disse o advogado ao AcheiUSA. Pouco depois da conta cancelada, a mulher do brasileiro, que estava no país com visto de turista, foi notificada para deixar os EUA.
O caso do brasileiro, que pediu anonimato, se soma ao relato de outros imigrantes em grupos da comunidade no Facebook. No vídeo, Daniel Toledo revela o número de brasileiros em cada região que relataram ter contas bancárias canceladas da mesma forma. De acordo com os depoimentos, os bancos que estão encerrando as contas são: Bank of America, Wells Fargo, Regions e PNC.
“Com recursos como inteligência artificial, ficou mais fácil conectar informações para verificar quem está participando de fraude e violação de visto”, disse Daniel Toledo. “Por isso, não arrisquem e não trabalhem sem autorização”, alertou o advogado.