Imigração Notícias

Dezenas de imigrantes se aglomeram em área para retirada de bagagens no Logan Airport em Boston

Estrangeiros passam noites no chão enquanto aguardam vagas em abrigos

Imigrantes estão “morando” em área para retirada de bagagem no aeroporto de Boston (Foto: Reprodução de vídeo do NY Post)

Sem ter para onde ir, dezenas de famílias estão vivendo temporariamente no Boston Logan Airport, em Massachusetts. De acordo com informações do New York Post, famílias inteiras de estrangeiros chegam e se aglomeram no chão das áreas para pegar bagagem.

Mais de 100 imigrantes se encontram no local atualmente. Eles têm passado as noites no chão, usando cobertores como colchões improvisados. “Continuamos a observar imigrantes no aeroporto. Eles chegam todos os dias, a toda hora do dia e da noite”, disse à publicação um funcionário do aeroporto.

Essa situação começou quando os abrigos chegaram à capacidade máxima em novembro do ano passado, forçando essas pessoas a aguardar para serem chamadas. Para tentar minimizar o problema, voluntários ligados à ONGs pró-imigrantes transportam diversos estrangeiros diariamente para centros de acolhimento e abrigos quando surgem vagas.  

O aeroporto não comentou sobre o problema.

Pedido de ajuda federal

Massachusetts gasta, por mês, $45 milhões para manter abrigos para imigrantes. Oitenta cidades do estado têm imigrantes em situação de rua. O estado tem hoje 7.500 famílias de estrangeiros em abrigos, número duas vezes maior que o registrado em 2022. “Precisamos da ajuda do governo federal para continuarmos a ajudar essas famílias vulneráveis”, disse a governadora Maura Healey.

A governadora enviou carta ao secretário do Homeland Security, Alejandro Mayorkas, relatando a situação. Ela reclama da demora na concessão de permissões de trabalho para esses imigrantes. “Pedimos ao Congresso medidas concretas para a imigração. As leis que existem hoje estão ultrapassadas e são punitivas, não resolvem o problema”.

Outros governadores democratas, incluindo dos estados de Illinois, Nova York e Califórnia têm clamado ao governo federal por mais ajuda financeira para responder ao crescente fluxo de imigrantes chegando a esses estados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo