Uma criança autista, encontrada inconsciente em uma piscina de Delray Beach (FL) na semana passada, não resistiu às consequências do acidente e morreu na segunda-feira (3), disseram as autoridades locais. Dois brasileiros ajudaram a salvar o menino de 5 anos na quarta-feira (29). Domingos Neto e Jonas Leda são carpinteiros e estavam trabalhando quando foram avisados de que uma criança estava se afogando na casa vizinha.
Em entrevista ao AcheiUSA, Leda contou que Neto chegou primeiro ao local do acidente e retirou a criança da água. Leda, que tem treinamento em primeiros socorros, então prestou RCP (ressuscitação cardiopulmonar) à criança até a chegada da polícia e do corpo de bombeiros. O menino foi levado de helicóptero para um hospital próximo para tratamento de emergência.
“Lamento muito que ele tenha vindo a óbito”, disse Leda. “O que mais me indigna nessa história é que o menino poderia estar vivo se tivesse sido salvo antes”, falou. Segundo Leda, ele e o colega brasileiro estavam dentro da residência de um cliente quando outros trabalhadores bateram à porta. “Três mexicanos que trabalhavam no jardim da propriedade vizinha informaram que havia uma criança se afogando na piscina. Penso que, não fosse por medo de problemas imigratórios, eles teriam prestado socorro em vez de despender tempo procurando ajuda”, disse.
Leda aproveitou para fazer um apelo àqueles com status imigratório pendente na comunidade brasileira: “Vamos colocar a humanidade em primeiro lugar! Fazer a coisa certa jamais trará prejuízo. Salvar a vida de alguém é motivo para ser tratado como herói neste país”, disse.
Segundo a investigação, a criança, que tinha diagnóstico de autismo, estava sob os cuidados da avó quando saiu de casa despercebida, localizada a alguns quarteirões da piscina onde ocorreu o acidente.
Qualquer pessoa com informações adicionais sobre o caso deve entrar em contato com o Detetive Mike Liberta do DBPD pelo telefone 561-243-7874.