Dois voos – um da Azul e outro da Latam – lotados de doações feitas nos Estados Unidos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul saíram neste fim de semana da Flórida com destino a Campinas (SP), de onde serão transportadas para o Estado. No sábado (18), a Azul Linhas Aéreas transportou cerca de três toneladas de donativos em voos, que partiram de Fort Lauderdale e Orlando.
No domingo (19), a o Consulado Geral do Brasil em Miami e a Associação Brasileira de Profissionais de Logística nos EUA (ABPL, da sigla em inglês) entregaram 3,5 toneladas de donativos, que saíram em um voo da Latam linhas Aéreas, por meio do programa Avião Solidário.
Segundo informações da ABPL, nove toneladas de doações arrecadadas por brasileiros em todos os Estados Unidos também chegarão ao Brasil por via marítima com apoio da Maersk.
Na quarta-feira (15), um container com 14 toneladas de doações vindas de diversas cidades americanas foi despachado do porto de Everglades, em Fort Lauderdale.
Estas são as primeiras operações das companhias aéreas brasileiras com donativos arrecadados nos Estados Unidos para serem entregues para a população gaúcha. Anteriormente, um voo da LATAM levou os primeiros donativos arrecadados em Portugal.
Os postos de coleta nos Estados Unidos, por enquanto, não estão recebendo mais doações. Eles precisam de voluntários para fazer a triagem das doações para serem enviadas.