A brasileira Damaris Cipriano recebeu, no início do mês, o prêmio de “Outstanding Student of the Year 2024”, sendo eleita a estudante de maior destaque entre todas as escolas de inglês para adultos de Massachusetts. O prêmio foi concedido pela MCAE (Massachusetts Coalition for Adult Education) numa cerimônia para 700 professores de inglês de todo o estado, no hotel Best Western Royal Plaza, em Marlborough.
Damaris mudou para os Estados Unidos há dois anos e meio, com seu marido Filipe, como parte de uma missão da igreja. Sua busca por aulas de inglês levou-a ao Notre Dame Education Center em Lawrence, onde ela estuda e atua como voluntária. “Sou uma embaixadora do Centro de Educação Notre Dame, porque desejo que outros imigrantes aprendam inglês e recebam a mesma recepção amigável que eu tive. Não apenas para estudar aqui, mas para também se sentirem parte de uma comunidade cultural diversa que os aceita como são e celebra as conquistas de cada aluno. Como embaixadora, tento motivar os outros alunos, ajudá-los com as dificuldades na língua, indicar outros lugares para ajudá-los, dar esperança e amor, e mostrar que tudo é possível quando se tem fé”, declarou a brasileira.
Em comunicado, Alisa Povenmire, diretora da escola falou da atuação excepcional da aluna: “Damaris é um pilar de apoio emocional, uma líder humilde e eficaz em diversos ambientes. Com graça e cuidado, ela ajuda a todos em sua comunidade, membros da família e da igreja, alunos e funcionários do NDEC-L. Em sua igreja, Damaris organiza e ensina inglês como segunda língua, dirige peças comunitárias e ajuda seu marido com deveres pastorais. No NDEC-L, Damaris organiza encontros sociais entre os alunos, fornece apoio de tradução e recursos para alunos de língua portuguesa, tutora dois alunos diariamente, é membro ativo de nossas equipes de liderança e ADEI, aconselha a administração do NDEC-L e está atualmente fazendo um curso de treinamento de embaixadores através do COABE”, afirmou.
Os critérios da MCAE para eleger o aluno destaque do ano inclui liderança no ambiente de ensino; enfrentamento de significativos de forma eficaz; e apoio a outras pessoas envolvidas no ensino ou aprendizagem na área da educação de adultos.