Comunidade Manchete

Brasileiros despacham primeiro container com 14 toneladas de doações dos EUA para o RS

Esse é o primeiro envio oficial de doações da comunidade brasileira nos Estados Unidos desde o início da campanha de arrecadação, no começo de maio

Da esq. para dir.: Mariana Dezan, (Maersk); Cônsul-Geral do Brasil em Miami, André Odenbreit; Jr. Mesquita (ABPL); vice-cônsul Cristiano Berbert e Leonardo Capra (Draco)

Um container com 14 toneladas de doações provenientes de diversas cidades americanas foi despachado, nesta quarta-feira (15), do porto de Everglades, na Flórida, para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Esse é o primeiro envio oficial de doações da comunidade brasileira nos Estados Unidos desde o início da campanha de arrecadação, no começo de maio. A iniciativa de enviar a carga por via marítima foi da Associação Brasileira de Profissionais de Logística nos EUA (ABPL, sigla em inglês), que trabalhou de forma voluntária na logística e preparo da documentação para o despacho. Eles conseguiram o apoio da Maersk, uma das maiores companhias de navegação do mundo, que cedeu 10 containers para a campanha.

Segundo representantes do grupo, a carga chegará ao Brasil dentro de 28 dias e será recebida no porto de Imbituba, Santa Catarina, pela Defesa Civil, com apoio do Sindicado dos Despachantes Aduaneiros do Rio Grande do Sul. “Tendo em vista o tempo de viagem, optamos por enviar produtos como roupas, colchões infláveis, fraldas e comida enlatada”, contou Nubia Tavares, co-fundadora da ABPL, em entrevista ao AcheiUSA. “Outros itens de primeira necessidade seguem em nossos depósitos, aguardando liberação das companhias aéreas”, disse.

A ABPL aguarda uma posição da LATAM, Avianca, American Airlines, Azul e Atlas para começar o despacho via aéreo. “Temos aproximadamente 80 toneladas de doações, em diferentes pontos de coleta nos EUA, aguardando liberação”, afirmou Nubia.

Comunidade mobilizada

De acordo com a ABPL, existe um grande volume de doações da comunidade brasileira espalhadas por diversas cidades americanas. “Vimos a comunidade mobilizada arrecadando doações, mas sem conhecimento das normativas para despachar”, comentou Helio Coelho, co-fundador da ABPL. “Resolvemos então passar um treinamento para alguns voluntários, usando nossa expertise e network para fazer a ponte necessária”, contou.

Segundo Helio, o grupo mapeou os centros de doações na Flórida e na Califórnia, cobrindo as duas costas americanas, e organizou o envio para armazéns regionais. “Nessa primeira etapa, os voluntários estão trabalhando na triagem das doações para garantir que os produtos estejam de acordo com as normas de envio”, contou Helio.

Feita a triagem, as doações seguem para a central da Draco Logistics, em Doral, onde produtos de primeira necessidade serão despachados via aérea, enquanto produtos menos emergenciais seguem via marítima.

No momento, o grupo necessita principalmente de voluntários para trabalhar na triagem, além de doações de insumos para transporte como caixas e pallets. Precisam também do apoio de mais profissionais do ramo de logística, transporte e comércio exterior. “Unindo forças, vamos conseguir que as doações cheguem de forma efetiva e mais rápida para quem realmente precisa no Rio Grande do Sul”, completou Helio.

Interessados em participar da campanha devem entrar em contato com abpl@abplusa.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo