O número de imigrantes que tentam atravessar a fronteira dos Estados Unidos com o México caiu mais de 40% nos meses de janeiro, fevereiro e março, depois de atingirem uma alta histórica em dezembro, com 250 mil apreensões. Agentes do Border Patrol apreenderam 124 mil pessoas em janeiro, 140 mil em fevereiro e 137 mil em março.
Segundo informações do governo, em abril, foram 129 mil imigrantes apreendidos. A queda é considerada atípica em especial para esta época do ano quando os termômetros registram temperaturas mais altas na região. Para o governo, a queda se deve à intensificação da fiscalização e à necessidade de marcar um horário por aplicativo para solicitação de pedidos de asilo.
“O Customs and Border Protection (CBP) continua a agilizar a expulsão de indivíduos que não se qualificam para pedidos de asilo. Estamos trabalhando juntos com nossos parceiros de outros países para reduzir a imigração ilegal na fronteira, oferecendo opções justas e dentro da lei. Estamos, também, trabalhando para prender traficantes de pessoas que atuam incansavelmente na região. São pessoas sem escrúpulos, que só pensam em dinheiro e não se importam com a vida de ninguém”, disse o CBP em comunicado.
De acordo com informações do CBP, em parceria com o U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE), entre maio de 2023 e abril de 2024, 660 mil pessoas foram mandadas de volta da fronteira.