O Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo é 2 de abril, mas o mês inteiro é dedicado a aumentar a compreensão e aceitação das pessoas com autismo. A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas. Segundo Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo.
Mãe de uma criança autista e membro da comunidade brasileira no Sul da Flórida, Priscila Cacicedo compartilha uma mensagem emocionante e inspiradora neste Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo:
*com informações da Agência Brasil