O secretário de Homeland Security, Alejandro Mayorkas, culpa parlamentares republicanos pela falta de uma legislação mais eficaz e abrangente para conter a imigração ilegal pela fronteira dos Estados Unidos com o México. Mayorkas foi alvo recente de um pedido de impeachment, que não teve votos suficientes no Congresso. “Eu admito que existe hoje uma crise na fronteira. O sistema está falido, quebrado e estamos lidando com um enorme problema por causa da falta de novas leis”, disse o secretário durante o programa “Meet the Press”, da NBC News.
Mayorkas enfatizou que o Congresso precisa “consertar o sistema”. “Estamos fazendo o que podemos para minimizar os efeitos desse sistema falido. Precisamos de uma legislação que atinja diretamente esta questão imigratória, que não é apenas um desafio para os Estados Unidos, mas para os países próximos à fronteira”.
Na semana passada, um projeto bipartidário para aumentar a segurança na fronteira esbarrou, mais uma vez, em um grupo de senadores dos dois partidos, que não deixou a pauta avançar. A medida incluía regras mais rigorosas para pedidos de asilo e fechamento da fronteira quando quatro mil pessoas forem processadas em um dia.
Além disso, o pacote incluía ajuda humanitária a cidadãos da Ucrânia, Israel e Taiwan. A reforma imigratória estava sendo negociada há meses pelos dois partidos. O pacote incluía investimentos da ordem de $118 bilhões e, opositores à medida, disseram que o projeto “já chegou morto antes de nascer”.
Parlamentares do Partido Republicano ainda não desistiram do processo de impeachment de Mayorkas e querem que este assunto entre novamente na pauta.