No fim de semana antes do Halloween, houve uma onda de tiroteios em massa em várias cidades dos EUA que deixaram pelo menos 11 pessoas mortas e 76 feridas, de acordo com dados da organização Gun Violence Archive. Entre sexta-feira (27) e domingo (29), ocorreram 12 tiroteios em massa, informou o GVA na noite de domingo. O GVA define tiroteios em massa como quando pelo menos quatro pessoas ficam feridas ou mortas, excluindo o atirador.
Em Tampa, na Flórida, duas pessoas morreram – um jovem de 14 e um de 20 anos – e outras 18 ficaram feridas em um tiroteio por volta das 3 da manhã de domingo no bairro de Ybor City. O tiroteio começou com uma briga entre duas pessoas e acabou em tiroteio em massa, disse o chefe de polícia de Tampa, Lee Bercaw, durante uma entrevista coletiva. Quinze das vítimas feridas foram baleadas. Cinco das vítimas sobreviventes permaneciam no hospital na noite de domingo, em estado estável. Um suspeito foi preso e acusado de homicídio de segundo grau com arma de fogo. Duas armas foram recuperadas de duas pessoas diferentes pela polícia; uma delas foi identificada como roubada, a outra não.
Segundo o GVA, houve tiroteio em massa também no Texas, Indiana, Illinois, Georgia, Kansas, Maryland, New Mexico, Louisiana e Ohio.
*com informações da NPR