Oficiais das Operações de Execução e Remoção (ERO) Boston prenderam um brasileiro de 37 anos que vivia ilegalmente em Everett, Massachusetts. De acordo com as autoridades, a prisão ocorreu no dia 10 de outubro e o detido, que não teve seu nome revelado, estava na lista de procurados da Justiça do Brasil. Desde outubro de 2022, o homem era considerado fugitivo pela Justiça Criminal do município de Caratinga, em Minas Gerais, por acusação criminal de fraude financeira que acarreta pena de cinco anos de prisão.
Segundo a investigação, em julho de 2021, o brasileiro entrou ilegalmente nos Estados Unidos em Otay Mesa, Califórnia, e foi detido pela Patrulha de Fronteira dos EUA. Ele foi libertado sob o programa Alternativas à Detenção (ATD) enquanto aguardava o processo de remoção. Ele permanecerá sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) enquanto aguarda o processo de deportação.
“Crimes financeiros não são crimes sem vítimas. Eles podem causar danos e prejuízos significativos àqueles que são alvos destes criminosos”, afirmou Todd Lyons, Diretor do ERO em Boston. “Indivíduos em situação ilegal e procurados em seu país de origem por crimes graves não podem usar nosso sistema de imigração para se esconder da justiça. Nossa agência continuará a buscar e deter pessoas procuradas por atos criminosos cometidos em seu país de origem. Buscaremos removê-los para que possam ser responsabilizados por seus crimes”, acrescentou.