O Tesouro Estadual da Flórida detém cerca de $ 2.9 bilhões em propriedades não reclamadas – e elas podem ser suas. Segundo reportagem do Miami Herald, cerca de 7,9 milhões de habitantes do estado têm propriedades esperando para serem reivindicadas. “O retorno médio por habitante da Flórida é de $875”, disse o diretor financeiro da Flórida, Jimmy Petronis. A maior parte do dinheiro vem de contas inativas em instituições financeiras, seguradoras e empresas de serviços públicos, além de títulos e participações fiduciárias, de acordo com o Departamento de Serviços Financeiros da Flórida.
As propriedades não reclamadas também podem incluir objetos de valor como relógios, joias, moedas, itens históricos e objetos abandonados em cofres. O Departamento de Serviços Financeiros realiza periodicamente leilões de propriedades não reclamadas. “O valor em dólares da venda de cada item é aplicado na conta do proprietário, onde permanece, indefinidamente, para reclamação do proprietário ou dos herdeiros do proprietário”, afirma o departamento em seu site.
De acordo com o Estatuto 717 da Flórida, esses ativos não reclamados devem ser mantidos por empresas ou entidades governamentais por um determinado período de tempo, geralmente cinco anos. Se o titular não conseguir localizar, restabelecer contato com o proprietário e devolver o ativo, ele será relatado e remetido ao Departamento de Serviços Financeiros da Flórida, Divisão de Propriedade Não Reivindicada.
Como Checar e Reivindicar sua Parte
Verifique o site da Divisão de Propriedades Não Reivindicadas da Flórida em FLTreasureHunt.gov para checar se algo pode ser seu ou de um membro da família. Não há nenhum custo para pesquisar ou registrar uma reclamação no site. Digite seu nome ou nome comercial no campo de pesquisa verde e se alguma propriedade aparecer com seu nome anexado, clique nos resultados que correspondem à sua pesquisa e clique no botão “Add” para colocá-la em um carrinho virtual. Siga as instruções simples para registrar uma reclamação para essa propriedade.
Você receberá um recibo por e-mail. Imprima e siga as instruções, que incluirão o preenchimento do formulário e o fornecimento da documentação solicitada para comprovar sua identidade. Isso pode incluir uma fotocópia de uma carteira de motorista, uma correspondência, como uma conta de serviços públicos ou alguma outra documentação que mostre os nomes e o endereço correspondente do proprietário ou proprietários da propriedade perdida. Se um dos proprietários for falecido, será solicitada a certidão de óbito original. O Departamento de Serviços Financeiros tem 90 dias, após receber o pacote completo de sinistros, para tomar uma decisão.
Segundo Patronis, $40 milhões em propriedades não reclamadas foram devolvidas aos moradores da Flórida – indivíduos e empresas – durante o mês de setembro. “Estou incentivando todos os moradores da Flórida a procurarem agora propriedades não reclamadas para vocês, seus amigos, seus entes queridos e até mesmo seus negócios em FLTreasureHunt.gov. O dinheiro é seu, não espere, reivindique-o hoje”, disse Petronis no site do estado.
*com informações do Miami Herald