Agentes do Border Patrol apreenderam mais de 200 mil imigrantes na fronteira dos Estados Unidos com o México em setembro, recorde para este ano. Os números foram divulgados pelo Departamento de Homeland Security (DHS), que enfrenta duras críticas sobre a falta de controle do fluxo de estrangeiros na fronteira.
As apreensões em setembro foram maiores que as registradas em agosto, quando 181 mil pessoas foram pegas. É a maior alta desde dezembro do ano passado quando 222 mil indivíduos foram detidos tentando fazer a travessia.
A expectativa das autoridades é que esse número se mantenha alto, até que medidas mais efetivas a serem tomadas pelos governos dos EUA e do México sejam implementadas. Um encontro entre autoridades dos EUA e México está marcado para esta semana para discutir alternativas para o problema.
“Estamos vigilantes e esperamos flutuações nesses números, sabendo que os traficantes de pessoas continuam divulgando informações erradas para atrair estrangeiros vulneráveis para a fronteira”, disse à CNN um porta-voz do DHS. Ele acrescentou: “Estamos vetando a entrada de imigrantes que não se qualificam e processando aqueles que se qualificam para o processo de asilo. O DHS tem feito o possível para melhorar o processamento, endurecendo a fiscalização nas fronteiras e mandando embora mais rapidamente estrangeiros que não tenham razões plausíveis para ficar no país”.
Desde maio, 280 mil pessoas foram mandadas de volta para os seus países.