New York “está oficialmente em fase de recuperação” depois que a governadora Kathy Hochul declarou estado de emergência após chuvas históricas e enchentes repentinas, afirmaram as autoridades locais na segunda-feira (2). A declaração de vigilância ocorreu na sexta (29), quando tempestades torrenciais assolaram o nordeste dos EUA, finalizando o mês de setembro como o mais chuvoso na região em 140 anos.
O Brooklyn foi particularmente atingido pelo volume das chuvas, com vídeos chocantes mostrando ruas e metrôs submersos, e um hospital foi forçado a evacuar mais de 150 pacientes por conta de danos elétricos. Interrupções e atrasos generalizados foram relatados no MTA, a agência que administra o sistema de trânsito da cidade, antes de retornar ao serviço completo no fim de semana. Níveis históricos de chuva foram registrados em locais que vão do Aeroporto LaGuardia ao Central Park, onde leões-marinho ganharam fama em vídeo viral “depois de escapar brevemente de sua área designada para uma praça inundada dentro do zoológico”, disseram as autoridades.
“Vimos muitas chuvas em um período muito curto de tempo”, disse a governadora Hochul no sábado. Ela e o prefeito da cidade de New York, Eric Adams, liberaram fundos de ajuda emergencial para esforços de resposta e recuperação. Pode levar vários dias para determinar a dimensão dos danos e fazer os reparos, disseram as autoridades.