Imigração

Imagens mostram crianças se arrastando entre arames farpados para atravessar a fronteira do Texas

As imagens retratam a crise humanitária que se desenrola na fronteira, com famílias inteiras, incluindo mulheres grávidas e bebês, tentando entrar nos Estados Unidos

Imagens chocantes capturadas pelo The Post mostram crianças migrantes se arrastando através de arame farpado para alcançar Eagle Pass, no Texas, chorando de dor à medida que os espinhos do arame os machucam. As imagens retratam a crise humanitária que se desenrola na fronteira, com famílias inteiras, incluindo mulheres grávidas e bebês, tentando entrar nos Estados Unidos.

Imigrantes perto de Eagle Pass atravessaram as perigosas águas do Rio Grande na fronteira, antes de ficarem presos na parte inferior da margem do rio por horas, incapazes de entrar nos Estados Unidos devido ao arame farpado. Desesperados após esperar quase meio dia, eles decidiram subir pelo barranco. Um vídeo registrado pelo The Post mostra uma mulher hondurenha rastejando pelo arame com seus três filhos, tentando protegê-los colocando seu corpo entre eles e os espinhos.

Nas imagens é possível ver o cabelo e as roupas da mulher hondurenha presos nas lâminas. Com a ajuda de outros imigrantes que usaram roupas como amortecedor, a mãe e os filhos conseguiram se entregar ao US Border Patrol. À medida que mais migrantes viram que as pessoas haviam conseguido atravessar, eles também arriscaram e atravessaram o Rio Grande. Nesse ponto, o Border Patrol despachou várias pequenas embarcações para coletar os migrantes e trazê-los por cima das barreiras de arame até o solo dos EUA.

Os imigrantes foram então detidos e avaliados, onde oficiais decidirão se eles têm casos suficientemente fortes para permanecer nos Estados Unidos ou serão deportados.

Entre aqueles que chegaram às forças de segurança na fronteira estava uma hondurenha amputada. Maria Argentina, que não tem as duas pernas abaixo dos joelhos, fez a jornada com sua filha, Nathalie Virginia, de 2 anos. Outros migrantes ajudaram a puxar a mulher através do arame farpado antes que ela desabasse em lágrimas, após conseguir entrar nos EUA — essa é sua terceira tentativa depois de duas anteriores frustradas.

Segundo apurou o The Post, crianças e vulneráveis estão sendo abandonados na fronteira por cartéis, usadas como isca para atrair agentes da fronteira, enquanto membros dos cartéis transportam drogas e indocumentados por áreas mais remotas da fronteira.

Cerca de 11 mil migrantes cruzaram para os Estados Unidos pela fronteira com o México entre domingo (24) e segunda-feira (25), marcando o “dia mais movimentado da história recente”, de acordo com a Fox News. Cidades do Texas, incluindo Eagle Pass e El Paso, receberam milhares de pessoas em busca de refúgio na última semana, levando as autoridades a declarar estado de emergência.

*com informações do NY Post

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo