Milhares de migrantes cruzaram do México para Eagle Pass e El Paso nos últimos dias, com ambas as cidades lutando para encontrar abrigo para os recém-chegados enquanto as autoridades de imigração processam e libertam muitos deles nas cidades fronteiriças. Em julho, os agentes federais atenderam uma média de 817 migrantes por dia no setor Del Rio, que inclui Eagle Pass.
Em El Paso, as autoridades municipais abriram um abrigo de emergência para se preparar para um rápido aumento de requerentes de asilo libertados na cidade por agentes federais. A cidade também pretende comprar um prédio vago de escola secundária para usá-lo como abrigo.
O prefeito da cidade, Rolando Salinas Jr., assinou uma declaração de emergência na noite de terça-feira (19) para permitir que a cidade de cerca de 30 mil habitantes obtivesse recursos e financiamento do estado para lidar com o número de migrantes libertados pelas autoridades de imigração. Ele disse ao The New York Times que na quarta-feira (20) cerca de 2.500 migrantes cruzaram para Eagle Pass. “Precisamos de ajuda extra, de financiamento”, disse Salinas.
Na quarta-feira, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, que processa o tráfego de pessoas e veículos nos portos de entrada, disse em um comunicado que fechou temporariamente uma das três pontes internacionais ao tráfego para que os agentes pudessem ajudar a Patrulha da Fronteira a processar centenas de migrantes, muitos dos quais estavam detidos sob uma das pontes que ligam Eagle Pass ao México.
“Em resposta a esta demanda, continuaremos a mobilizar todos os recursos disponíveis para processar os migrantes de forma rápida e segura”, afirma o comunicado. “Maximizaremos as consequências contra aqueles que não têm base legal para permanecer nos Estados Unidos. O CBP continuará a priorizar a nossa missão de segurança fronteiriça conforme necessário em resposta a esta situação em evolução.”
Chris Olivarez, porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas, disse em uma postagem nas redes sociais na noite de quarta-feira (20) que o prefeito mais uma vez permitiu que policiais, incluindo policiais estaduais, prendessem migrantes que cruzavam o rio para o Parque Shelby da cidade. “Devido ao influxo sem precedentes de imigrantes ilegais que cruzam as fronteiras, os DPS Troopers e TXMilitary recuperarão o controle, apoiarão as autoridades locais, distritais e federais e manterão uma postura de fiscalização”, escreveu Olivarez.
Em junho, o prefeito declarou que tropas estaduais prendessem migrantes por invasão. Mas essa decisão foi alvo de intensas críticas depois de um médico da DPS ter dito aos seus superiores que os soldados tinham recebido ordens para empurrar os migrantes de volta para o rio e negar-lhes água. O arame farpado instalado pelo Estado ao longo da margem do rio também feriu gravemente alguns migrantes, o que intensificou as críticas.
De acordo com a CBS News, que citou dados não publicados do governo federal, os funcionários da imigração fizeram, em média, 6.900 apreensões por dia ao longo da fronteira sul nos primeiros 20 dias de setembro – um aumento de 60% em relação à média diária de julho.
*com informações do Texas Tribune