O U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE), através do departamento de Operações de Execução e Remoção (ERO) de Boston, prendeu um fugitivo brasileiro presente ilegalmente nos Estados Unidos. Sem divulgar seu nome, as autoridades informaram que o cidadão brasileiro de 37 anos era procurado para cumprir pena de prisão após sua condenação por porte de arma de fogo em um tribunal criminal em Caratinga, Minas Gerais. Ele foi preso em Plymouth, Massachusetts, em 12 de setembro.
Segundo comunicado do ICE, o brasileiro entrou ilegalmente no país e foi capturado pela Patrulha da Fronteira em El Paso, Texas, em maio de 2019. Após sua prisão, os funcionários o libertaram após notificá-lo para comparecer perante um juiz federal de imigração. “Os fugitivos estrangeiros não podem usar nosso sistema de imigração para se esconder de seus crimes em outros países”, disse o Diretor do Escritório de Campo do ERO em Boston, Todd Lyons. “É por causa do trabalho árduo e profissional dos oficiais do ERO Boston que este indivíduo foi preso. Isso me deixa muito orgulhoso dos esforços incansáveis de nossos oficiais que resultaram na apreensão segura deste fugitivo procurado. O ERO Boston não se cansará em nosso forte compromisso de apreender e deportar criminosos fugitivos que representam uma ameaça muito real à segurança das nossas comunidades.”
O ERO Boston informou que buscará a deportação do brasileiro, que permanecerá sob custódia do ICE enquanto aguarda audiência perante um juiz federal de imigração.