O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na noite de sábado (16) a New York, onde participará da 78ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Nos Estados Unidos, o chefe do Executivo também tem agendada uma reunião com Joe Biden, além de jantar com empresários e congressistas.
Na noite de domingo (17), o presidente participou de um jantar com empresários oferecido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). A assessoria do presidente não divulgou nenhum evento programado para segunda-feira (18). O dia deve ser recheado com encontros bilaterais e conversas paralelas à Assembleia Geral das Nações Unidas. No terça-feira (19), Lula comparecerá ao evento, onde fará o discurso de abertura. O Brasil é o primeiro a falar na cerimônia desde 1955. Na quarta-feira (20), o presidente brasileiro se encontra com Joe Biden, a portas fechadas, em New York. Depois da reunião, os dois devem anunciar uma iniciativa global para avanços dos direitos trabalhistas, pauta que vem sendo defendida por Lula.
Além do petista e da primeira-dama, Janja, ao menos 12 ministros participam da comitiva brasileira em New York. São eles: Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Jader Filho (Cidades), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Nísia Trindade (Saúde), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Marina Silva (Meio Ambiente), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Cida Gonçalves (Mulheres), Margareth Menezes (Cultura), Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral).
Essa é a 14ª viagem internacional de Lula neste ano. Ele deve retornar ao Brasil na sexta-feira (22).
*com informações do Poder 360º