“Não existe um momento de tédio para os nossos inspetores em aeroportos dos Estados Unidos”, afirma em nota o U.S. Customs and Border Protection, depois de apreender cavalos marinhos e cobras desidratadas, pomadas à base de caracol e carne de porco no aeroporto Washington Dulles International Airport, em Washington D.C. A mercadoria estava em malas de dois viajantes vindos do Vietnã.
Segundo o CBP, o primeiro viajante inspecionado chegou aos EUA no dia 1 de agosto. Em sua mala, os agentes encontraram carne de porco proibida, 77 cavalos marinhos desidratados, cinco cobras e cinco potes de pomada à base de caracol. “Importar esses produtos sem as licenças adequadas viola uma série de leis e regulamentos do CBP. Além disso, produtos suínos sem certificação do Vietnã são proibidos nos Estados Unidos devido à gripe suína e outras doenças”.
O outro viajante chegou ao aeroporto no dia 4 de agosto e trazia, além de carne de porco, 50 caixas com produtos à base de óleo de cobra.
“Sabemos que para nós isso pode parecer estranho, mas é comum o uso desse tipo de óleo e pomadas em outros países. Entretanto, viajantes que chegam aos EUA têm que estar cientes do que é ou não proibido e devem tirar todas as licenças para evitar dores de cabeça”. Os produtos foram apreendidos e uma investigação foi aberta.