Uma família de Barbacena, Minas Gerais, afirma que a gata Esmeralda, da qual são tutores, está prestes a completar 29 anos. Se a informação estiver correta, a gata brasileira pode ser um dos felinos mais velhos do mundo. Segundo o Guinness World Records, a gata que ocupa esse título é a britânica Flossie, de 27 anos.
A hipótese veio à tona depois que a gatinha fugiu e ficou fora de casa por dois dias, prendendo-se em um bueiro. Após o susto, o bichano se tornou celebridade local, e a idade avançada, que era algo comum para a família, acabou ganhando destaque na imprensa brasileira. “A ocorrência de desaparecimento da Esmeralda foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros. A partir daí, alguns veículos de comunicação nos indagaram sobre ela poder ser a gata mais velha do mundo”, disse a tutora Maria Eliza em entrevista ao G1.
Segundo Maria Eliza, a adoção de Esmeralda aconteceu em 1995 pela matriarca da família Maria da Conceição. A carteira de vacinação informa a data de nascimento: 1º de dezembro de 1994.
Maria Janete Campos, veterinária que acompanha a saúde da gatinha, explica que a data não é exata. “Ao ser avaliada concluímos que ela não era filhote, pois já tinha feito toda troca das dentições e tamanho compatível com um gato que já tivesse pelo menos um ano. Então, registramos como se ela tivesse nascido em 1º de dezembro de 1994″, contou.
De acordo com a tutora, a gata é brincalhona e adora cafuné. “Ela esteve junto dos meus filhos durante o crescimento e viu meus dois netinhos nascerem. Criamos um imenso amor por ela. Ela gosta de brincar e interagir com os meninos, tem convivência com cachorro e adotou o nosso outro gatinho, conosco há um ano, como filho”, comentou Maria Eliza.