Os reguladores da Califórnia votaram, na quinta-feira (10), pela liberação dos serviços de robotaxi, carros autônomos operados por companhias como Waymo e Cruise, na cidade de San Francisco. Os veículos sem motorista tornaram-se uma visão comum na cidade nos últimos anos, porém, a nova legislação eliminou a maioria das limitações de operação e cobrança de corridas, facilitando a expansão dos serviços de transporte por aplicativo. Eles agora podem operar de forma semelhante ao Uber ou Lyft – viajar em toda a extensão de San Francisco, a qualquer hora e cobrar pelas viagens.
A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia aprovou as licenças para Waymo e Cruise, apesar da resistência de líderes locais e muitos moradores de San Francisco, que argumentam que os veículos autônomos causam caos na cidade – de engarrafamentos a bloqueio de serviços de emergência – além de causar impacto prejudicial para os trabalhadores do setor. “Essa é uma questão com a qual San Francisco e outras localidades do país vão precisar discutir por muito tempo”, disse Aaron Peskin, presidente do Conselho de Supervisores de SF e um crítico frequente dos carros autônomos.
“Acredito no potencial dessa tecnologia para aumentar a segurança nas estradas”, disse o comissário John Reynolds, que também é ex-conselheiro administrativo da Cruise. “Hoje é o primeiro de muitos passos para trazer serviços de veículo autônomo para os californianos e estabelecer um modelo transparente e bem-sucedido a ser seguido por outros estados.”
Dados públicos sobre testes na Califórnia analisados pelo The Post mostram a forte expansão do serviço nos últimos anos: em 2020, 551 carros foram testados em 1,8 milhão de milhas na Califórnia. Em 2022, esse número aumentou para 1.051 carros testados em mais de 4,7 milhões de milhas percorridas.