A ilha de Maui, no estado do Hawaii, foi atingida por diversos incêndios florestais nos últimos dias e, nesta quarta-feira (9), as autoridades declararam pelo menos 36 mortos na localidade de Lahaina. Alertas de emergência e possíveis ventos fortes seguem em vigor na região.
Segundo apurou a CNN, os hospitais de Maui estão lotados de pacientes com queimaduras e inalação de fumaça. Milhares foram evacuados ou deslocados. Os esforços de busca e resgate ainda estão em andamento, mas as autoridades locais alertam que o número de mortos pode aumentar à medida que mais informações estiverem disponíveis.
Os incêndios, alimentados pelos fortes ventos do furacão Dora, pegaram a ilha de Maui de surpresa, deixando para trás carros carbonizados e pilhas fumegantes de escombros onde antes estavam prédios históricos. As autoridades disseram que pelo menos 271 estruturas foram danificadas ou destruídas pelas chamas e dezenas de pessoas ficaram feridas.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, os atuais incêndios florestais se intensificaram devido a uma combinação de fatores: vegetação seca, ventos fortes e baixa umidade.
De acordo com a Universidade do Hawaii, quase todos os anos há grandes incêndios em algumas partes do arquipélago havaiano, mas a intensidade dos incêndios deste ano é incomum.