Inicialmente anunciado para entrar em vigor em setembro de 2022, ainda durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a emissão do novo modelo de passaporte brasileiro tem previsão de lançamento para a segunda quinzena de setembro de 2023, segundo informou a Polícia Federal em comunicado.
À época do seu anúncio, o governo federal afirmou que o modelo a ser lançado pretende “se tornar uma referência para o mundo”. O documento é temático e homenageia as diferentes regiões do Brasil por meio de representação de biomas e da cultura do país. Além disso, os dispositivos de segurança estão entre os mais modernos da atualidade. O governo também afirmou que a mudança não acarretaria em aumento nas taxas de emissão. O valor atual é de R$ 257,25.
Enquanto isso, a emissão do passaporte atual acontece normalmente. Segundo a Polícia Federal, apesar de um aumento na procura, a fila de espera é a menor já registrada no país. “Registra-se apenas 1,7 dia de espera, em média, para que o cidadão brasileiro possa agendar seu atendimento. Na grande maioria dos postos é possível agendar para o dia seguinte sua ida ao Posto de Emissão de Passaporte da PF mais próximo”, disse a instituição.
*com informações do Estadão