O ex-presidente americano Donald Trump está dominando a disputa presidencial republicana com 47% das intenções de voto dentro de seu partido, número bem acima de seu principal rival, o governador da Flórida, Ron DeSantis, com 19% de apoio, segundo uma nova pesquisa da Reuters/Ipsos. Concluído na segunda-feira (17), o estudo mostra Trump subindo em comparação a pesquisa feita em junho, quando apareceu como a escolha de 43% dos republicanos.
O restante dos candidatos republicanos continuam bem atrás dos dois favoritos, com Vivek Ramaswamy, um ex-executivo de biotecnologia, com 9% na pesquisa, seguido pelo ex-vice-presidente Mike Pence, que teve 7% das intenções de voto.
A pesquisa Reuters/Ipsos entrevistou 4.414 adultos em todo o país, revelando uma disputa acirrada nas eleições gerais de novembro de 2024 se Trump enfrentar o presidente democrata Joe Biden, que busca a reeleição e não deve enfrentar uma competição difícil pela indicação de seu partido. Com 80 anos, Biden é o presidente dos Estados Unidos mais velho na Casa Branca. Ainda assim, ele lidera a disputa democrata, com 63% do apoio em comparação com 15% do advogado e ativista ambiental Robert F. Kennedy Jr.
Biden também aparece a frente de Trump por 37% a 35% em um confronto hipotético, com os 28% restantes dizendo que votariam em outra pessoa ou em ninguém.