Navios de cruzeiro registraram 13 surtos de norovírus esse ano, o número mais alto desde 2012, segundo informou o Centers of Disease Control and Prevention (CDC). Segundo as autoridades, o surto mais recente ocorreu no Viking Neptune, onde cerca de 13% dos 838 passageiros do navio contraíram a doença gastrointestinal altamente contagiosa que causa vômitos, diarreia, náusea e dor de estômago. Surtos do vírus foram também relatados nos navios da Royal Caribbean International, Carnival Corp., Celebrity, Holland America, Princess e P&O.
A forma como o vírus se espalha é quase tão desagradável quanto a própria doença. “Você pode pegar norovírus ao entrar em contato acidentalmente com pequenas partículas de fezes ou vômito de uma pessoa infectada com norovírus”, explicou o CDC. “Comida preparada por alguém com norovírus tem grande chance de transmitir a doença, especialmente se a pessoa não lavou as mãos adequadamente”. Também é possível se contaminar “tocando em superfícies ou objetos contaminados”, dizem as autoridades de saúde.
E embora possa parecer que os navios de cruzeiro são um terreno fértil para doenças gastrointestinais como o norovírus, o CDC diz que não é o caso. “A doença gastrointestinal aguda é relativamente rara em navios de cruzeiro”, diz a agência. “As autoridades de saúde rastreiam doenças em navios de cruzeiro. Portanto, os surtos são encontrados e relatados mais rapidamente em um navio de cruzeiro do que em terra”, explica.
E embora tenha havido 13 casos de norovírus diagnosticados até agora este ano, o CDC não está recomendando que as pessoas evitem cruzeiros – diferente de quando a variante altamente contagiosa da Covid, Omicron, estava se espalhando. No entanto, ações semelhantes as usadas para combater o Covid, como lavar as mãos com sabão e água morna por pelo menos 20 segundos, são altamente indicadas.
Embora não haja tratamento específico para tratar a doença, o CDC recomenda beber muita água e bebidas que não contenham cafeína ou álcool para ajudar a evitar a desidratação. Os sintomas do norovírus geralmente duram de um a três dias e a maioria das pessoas se recupera, de acordo com a Mayo Clinic.