Uma série de queimadas na província canadense de Quebec chegou aos Estados Unidos na terça-feira (6), deixando New York coberta por uma névoa cinza. A Big Apple chegou ao topo do ranking de pior qualidade do ar no mundo, de acordo com o IQAir World Air Quality Index, responsável pela medição.
Em comunicado, o prefeito Eric Adams disse que a qualidade do ar em partes de New York havia se tornado “muito insalubre”, subindo de 50 para 218 no índice. O nível de poluição estava compatível ao de megacidades enfumaçadas e congestionadas, como Jakarta ou New Delhi, de acordo com o The New York Times.
Nesta quarta-feira (7), a cidade voltou a acordar com um dia de céu nublado e grave poluição do ar causada pela fumaça causada por pelo menos 250 pontos de incêndios florestais no Canadá.
O Serviço Nacional de Meteorologia alertou as pessoas para evitarem se exercitar ao ar livre; os moradores da cidade também foram orientados a evitar dirigir carros, devido à baixa visibilidade.
A previsão é que o cenário cinzento e enfumaçado da cidade permaneça até sexta-feira (9), com variação de intensidade da fumaça neste período.
This is what the sunrise over New York looked like today due to wildfire smoke coming over from Canada. Air quality levels are at unhealthy, at over 10 times the guidelines recommended by the WHO. This is the reality of living through the climate crisis. pic.twitter.com/Uww89UPGnZ
— Dr. Lucky Tran (@luckytran) June 6, 2023