Histórico

Obama assina decreto que proíbe discriminação contra LGBTs no trabalho

O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou na segunda-feira uma ordem executiva que proíbe as empresas que tenham contratos com o governo federal de toda e qualquer discriminação contra funcionários homossexuais, bissexuais e transexuais (LGBT).

Obama lamentou que “ainda hoje nos Estados Unidos, milhões de cidadãos se levantem e vão para o trabalho com a dura sensação de que podem perder seu emprego, não por algo que tenham feito ou dito, mas por sua opção sexual”, disse em cerimônia no Salão Leste da Casa Branca.

A ordem executiva torna ilegal a demissão de funcionários de empresas terceirizadas pelo governo por motivos relacionados à sua orientação sexual ou identidade de gênero e explicitamente proíbe a discriminação de empregados transexuais. “Estamos aqui para fazer o que podemos e o correto com o objetivo de inclinar um pouco a balança da justiça em uma direção melhor”, disse o presidente, que destacou o trabalho dos membros da comunidade LGBT que colocaram seu talento a serviço dos americanos durante sua administração.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo