Uma tubarão-martelo fêmea de 14 pés de comprimento apareceu morta em uma praia de Orange Beach City, no Alabama, que fica a 26 milhas de Pensacola, na Florida. Um guincho foi usado para retirar o peixe da areia e colocá-lo no gelo. Quando os biólogos abriram o animal, tiveram uma supresa: “Ela estava grávida de 40 filhotes!”, postou a página da Orange Beach Coastal Resources, no Facebook, acrescentando que todos os bebês-tubarões também morreram.
A carcaça foi encontrada na quinta-feira (20), em um trecho movimentado da praia. Ainda não se sabe ao certo o que causou sua morte, já que não tinha ferimentos traumáticos. “Embora tenha sido muito triste, ficamos entusiasmados com a rara oportunidade de ver um grande tubarão martelo em tão boas condições”, escreveram os pesquisadores.
Eles trabalham com a hipótese de que a tubarão tenha se envolvido em uma atividade de pesca, e morreu por conta do estresse causado pela de captura. “A gravidez agrava esse estresse fisiológico. Consequentemente, suspeitamos que isso provocou sua morte”, afirmaram os estudiosos, completando que o estômago do peixe estava vazio. A gestação de uma tubarão-martelo ( Hammerhead, em inglês) dura 11 meses e os bebês geralmente nascem entre a primavera e o verão.