Brasil

Receita Federal brasileira doa 60 toneladas de itens apreendidos para vítimas das chuvas em São Paulo

Cerca de R$ 11 milhões em itens como roupas, calçados e material de higiene foram destinados para o litoral norte de São Paulo, onde dezenas de pessoas morreram e centenas seguem desabrigadas por conta das chuvas

A Receita Federal brasileira destinou, nesta terça-feira (20), mais de R$ 11 milhões em mercadorias para o Fundo Social de São Paulo atender à população afetada pela chuva no litoral norte paulista. Segundo a entidade, estão sendo enviadas mais de 60 toneladas de mercadorias, além de outros 370 mil itens entre roupas, calçados, artigos de higiene pessoal. Os produtos serão levados pela Defesa Civil para as cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, Bertioga e São Sebastião. Até a manhã desta terça-feira (21), 44 óbitos haviam sido registrados na região; cerca de 2.500 pessoas seguem desalojadas ou desabrigadas, segundo informações do Governo do Estado.

A ação da Receita Federal foi determinada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), na segunda-feira (20). Ele acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem ao município de São Sebastião, cidade mais atingida pelas chuvas do último fim de semana.

A maior parte dos itens doados foi apreendida pela Receita Federal durante a Operação Outlet, iniciada em 2021. A operação combateu um grande esquema logístico de envio de encomendas do exterior escondidas em contêineres despachados como bagagem desacompanhada para o Porto de Santos. “A doação das mercadorias apreendidas ao Fundo Social de São Paulo encerra de forma solidária uma ação iniciada para combater a entrada irregular de mercadorias no Brasil”, lê-se no site da RF.

Além disso, o governo federal anunciou que a população da região vai ter prioridade no programa Minha Casa, Minha Vida e terá direito a saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). As declarações foram dadas depois de uma reunião com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que transferiu o seu gabinete para São Sebastião por tempo indeterminado.

Cerca de 600 agentes da prefeitura, Defesa Civil, Forças Armadas, Corpo de bombeiros, Polícia Militar e Exército trabalham no auxílio à população. De acordo com o último boletim divulgado pelas autoridades, 49 pessoas seguem desaparecidas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo