Artistas brasileiros veem suas obras ganhar visibilidade internacional
O Brasil esteve presente no cenário cultural do Sul da Flórida em 2013. Seja no palco, no cinema, no balé, na pintura e nas artes em geral cada um mostrou ao público americano o talento e a diversidade cultural do país. Para os brasileiros residentes nos EUA foi o momento de matar a saudade e sentir orgulho de seu país. Confira algumas das principais atrações culturais ao longo de 2013.
Copa Cultural mostra capitais da Copa do Mundo no Brasil
O Centro Cultural Brasil-USA da Flórida exibiu ao longo do ano imagens e atrações turísticas das 12 cidades-sede da Copa 2014 do Brasil. A iniciativa fez parte do projeto “Copa Cultural” que apresentou as cidades de Salvador, Brasília, São Paulo, Fortaleza, Natal, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, Cuiabá, Porto Alegre e Manaus.
A iniciativa mostrou por meio de vídeos, comidas e bebidas típicas um pouco das características de cada capital.
Artistas brasileiros de jazz fazem sucesso em NY
Instrumentistas consagrados e novos talentos da música instrumental brasileira apresentaram-se em New York em setembro, durante o Savassi Festival, já tradicional em Belo Horizonte (MG) e que pela primeira vez foi levado à Big Apple. As apresentações aconteceram em alguns dos principais clubes de jazz de Nova York, como o Smalls, o Poisson Rouge, o Jazz Gallery e o Cornelia Street Café.
Apresentador se destaca em cenário internacional
O jornalista Pedro Andrade é o primeiro brasileiro a virar âncora de um programa de entretenimento americano. O jornalista lidera a bancada de apresentadores do “The Morning Show”, programa ao vivo veiculado na ABC Fusion, das 7am às 9am. Pedro é conhecido do público brasileiro por ser um dos apresentadores do Manhattan Connection, do canal pago Globo News.
Ele acabou de lançar o “Melhor Guia de Nova York” pela editora Rocco, com dicas para turistas que irão visitar a Big Apple.
Cantoras brasileiras encantam público no sul da Flórida
A baiana Ivete Sangalo agitou o American Airlines Arena no dia 18 de agosto em Miami. A musa baiana concedeu entrevista exclusiva ao AcheiUSA e esbanjou energia e simpatia com o público.
Em novembro foi a vez da mineira Paula Fernandes cantar para o público brasileiro num teatro de Coral Springs. Seus sucessos românticos emocionaram a comunidade presente ao show.
Outra diva que este por aqui foi Marisa Monte, com seu show “Verdade, uma ilusão”, no The Fillmore Miami Beach at Jackie Gleason Theater.
Aline Barros, estrela da música gospel, lotou o salão da igreja CEIZS, em Deerfield Beach. Antes do show, a cantora conversou com a imprensa local e falou sobre a felicidade de estar cantando para os brasileiros que vivem fora do Brasil.
Artistas brasileiros de jazz fazem sucesso em NY
Instrumentistas consagrados e novos talentos da música instrumental brasileira apresentaram-se em New York em setembro, durante o Savassi Festival, já tradicional em Belo Horizonte (MG) e que pela primeira vez foi levado à Big Apple. As apresentações aconteceram em alguns dos principais clubes de jazz de Nova York, como o Smalls, o Poisson Rouge, o Jazz Gallery e o Cornelia Street Café.
Apresentador se destaca em cenário internacional
O jornalista Pedro Andrade é o primeiro brasileiro a virar âncora de um programa de entretenimento americano. O jornalista lidera a bancada de apresentadores do “The Morning Show”, programa ao vivo veiculado na ABC Fusion, das 7am às 9am. Pedro é conhecido do público brasileiro por ser um dos apresentadores do Manhattan Connection, do canal pago Globo News.
Ele acabou de lançar o “Melhor Guia de Nova York” pela editora Rocco, com dicas para turistas que irão visitar a Big Apple.
Exposições de Artes Plásticas envolvem artistas brasileiros
Dois grandes eventos de Artes Plásticas envolvendo artistas brasileiros foram realizados no sul da Flórida. O primeiro deles foi a exposição de trabalhos de diversos artistas brasileiros radicados aqui na ArtServe, um espaço dedicado às artes em Fort Lauderdale. A data escolhida foi setembro em homenagem à Independência do Brasil, e tudo leva a crer que pode ser um evento que se repete a cada ano.
Em dezembro, no Miami Design District, a exposição Brazil Art Fair reuniu artistas brasileiros que vieram para cá e trouxeram suas obras para serem expostas na Miami Art Basel, considerada atualmente a principal feira de artes do mundo. O evento foi uma excelente oportunidade tanto para os artistas brasileiros mostrarem seus trabalhos fora do Brasil, como para a comunidade brasileira residente nos EUA saber o que está sendo feito de novo em termos de pintura, escultura, fotografia e instalação artística no Brasil de hoje.
Rotary Club Boca West lança biblioteca comunitária
Rotary Club Boca West lançou em 2013 seu projeto de biblioteca Comunitária. A biblioteca vai funcionar em dois pontos: restaurante Picanha Brazil (22797 State Road 7, Boca Raton, (561) 488-5737) e FPS Corp. (513 E. Sample Road, Deerfield Beach, (954) 782-7951). Para fazer doações, ou programar a coleta em casa, ligue para (561) 488-5737. A biblioteca já possui mais 400 títulos para empréstimo. Os interessados não precisam preencher cadastro. O serviço é gratuito.
Livro retrata êxodo brasileiro para os Estados Unidos
No final da década de oitenta, a americana Maxine Margolis não conhecia nada sobre o Brasil. Depois que viu que os brasileiros estavam vindo para morar nos EUA ao invés de apenas visitar como turistas, ela resolveu estudar o fenômeno. Desde então, já publicou três livros dedicados à comunidade brasileira e planeja um quarto, ainda sem data ou linha editorial definida. “Eu até aprendi português no processo”, conta ela.
O primeiro livro – Brasileiros em New York – foi lançado em 1994 pela Princeton University Press e teve o relançamento com uma edição atualizada em 2009. Nesse meio tempo, ela lançou An Invisible Minority: Brazilians in New York City (A minoria invisível: brasileiros em New York City) onde dedica uma capítulo sobre o impacto dos ataques de 11 de Setembro na comunidade brasileira. Seu primeiro livro já está disponível em português. Todas as suas obras estão disponíveis para compra online. Enquanto aguardava, ela conseguiu material suficiente para escrever outro livro – Goodbye Brazil – sobre emigrantes brasileiros no mundo. O livro foi lançado em agosto de 2013 no Rio de Janeiro e São Paulo pela editora Cotexto já nas versões português e inglês, e ebook.
Livro relata a importância dos judeus brasileiros nos EUA
Poucas pessoas poderiam fazer a conexão entre o nordeste brasileiro e a expansão da comunidade judaica em New York, mas a brasileira Ann Helen Weiner descobriu a ligação entre os dois e escreveu um livro sobre o assunto. Seu livro “Jewish and Brazilian Connections to New York, India and Ecology” foi lançado em 2013 pela editora iUniverse. Ann Helen lembra que começou suas pesquisas sobre a influência judaica no Brasil por acaso, mas se apaixonou pelo projeto e chegou a New York onde fez a conexão entre os judeus brasileiros e os americanos. “Ainda fico emocionada com o interesse histórico e cultural que a minha pesquisa tem sido vista”, disse a brasileira.
Tenor brasileiro faz sucesso na internet
Desde maio de 2012 a vida do enfermeiro brasileiro Luiz Meneghin, de 56 anos, tem mudado rapidamente. Quando seu talento de cantor de ópera foi apresentando em cadeia nacional no reality show americano America Got Talent, foi inevitável a comparação com a carreira meteórica da inglesa Susan Boyle. Essa é a mesma trajetória que esse paulista de Ribeirão Preto quer seguir. Mesmo sendo eliminado durante o processo de seleção do programa, o brasileiro ganhou uma legião de fãs e planeja investir na carreira. Ele já lançou outros iTunes e se prepara para o primeiro CD.
Casal bossa nova tem participação em Grammy Latino
O ano de 2013 foi especial para o casal de músicos Rose Max e Ramatis que apresentam o melhor da música brasileira no Sul da Flórida. A música que abre o disco “Bossa Nova Sinfônico” foi indicada ao Grammy Latino. A composição “Abertura Jobiniana”, composta por Rafael Piccolotto de Lima, foi a escolhida para figurar na lista dos indicados à conceituada premiação. E acabou ganhando o prêmio!
Rose Max comemorou o reconhecimento. O CD Bossa Nova Sinfônico vem sendo muito bem recebido pela crítica e pelo público, por sua qualidade musical e técnica, pela beleza inigualável das composições do “Mestre Jobim” e pelo ineditismo de apresentar essas canções executadas por um quarteto de base jazzística, com Ramatis (violão), Jamie Ousley (baixo acústico), Michael Orta (piano) e Carlomagno Araya (bateria), ao qual se soma a voz da cantora Rose Max e eficiência musical da Orquestra Sinfônica Nacional da Costa Rica.
Wagner Moura estreia em Hollywood com ‘Elysium’
Para quem estava com saudade de sentir orgulho ao ver artistas brasileiros em produções hollywodianas, a espera não foi em vão. O ano de 2013 foi o ano de Wagner Moura. Em agosto ele estrelou “Elysium” ao lado do queridinho de Hollywood Matt Damon e da brasileira Alice Braga. Por trás das câmeras também tinha outro brazuca na área, enquanto faz a pós-produção do remake de RoboCop, previsto para ser lançado em fevereiro de 2014, o diretor brasileiro José Padilha arrumou mais um trabalho no país do cinema. Segundo a revista Variety, ele dirigirá The Brotherhoods para a Warner.
Viagem da fotógrafa Ronira Frushtuck produziu belas imagens da Bolívia e Chile
A fotógrafa colaboradora do AcheiUSA, Ronira Fruhstuck, fez uma viagem maravilhosa por algumas das regiões mais lindas do mundo, percorrendo o deserto de Atacama, no Chile, e o Salar de Uyuni, na Bolívia. Suas emoções podem ser vistas em belas imagens captadas com sensibilidade e delicadeza. Enfim, algo que ela achou muito egoísta guardar somente para si. E decidiu compartilhar com os leitores do AcheiUSA nas edições do mês de junho. Algumas fotos são inesquecíveis. Além das imagens, a fotógrafa narrou a aventura pela qual passou para chegar a estes belos, mas inóspitos, lugares da América do Sul.
Cinema brasileiro em Miami
O cinema brasileiro está em alta no exterior. Ao longo do ano, as produções brasileiras foram exibidas em festivais de longas e curtas, de animação e documentários ambientais. Em março, a animação “Rio 2096: Uma História de Amor e Fúria” foi sucesso de público e crítica durante o Miami International Film Festival que aconteceu no sul da Flórida.
Em agosto, foi a vez do 17º Festival de Cinema Brasileiro em Miami, que novamente se tornou sucesso de público. Os vencedores do prêmio Lente de Cristal de 2013 foram o longa-metragem “Minha Mãe é uma Peça”, de Andre Pellenz, e o curta-metragem Linear, de Amir Admoni.
Durante oito dias, entre os dias 17 e 24 de agosto, mais de cinco mil pessoas tiveram a oportunidade de assistir as produções mais recentes do Brasil, com produção da Infinnito.
Em outubro, foi realizada a terceira edição do Festival Miami & Beaches Environmental Film – Festival de Cinema Ambiental de Miami e este ano com um evento voltado para a comunidade brasileira: o Rio-Miami EcoWeekend. O evento foi promovido pelo brasileiro Luiz Rodrigues.
Também em outubro, o animador brasileiro Mauricio Ferrazza reuniu mais uma vez experts e fãs de animação para a terceira edição do MIA Animation. Com o apoio de grandes estúdios, como Disney e Cartoon Network, o evento levou ao Miami Dade College os mais recentes lançamentos da indústria da animação.
Nações Unidas mostra trabalho de artesãs brasileiras
Mulheres artesãs brasileiras de diversas regiões do Brasil foram fotografadas em seu cotidiano de trabalho, retratadas trabalhando e o resultado foi visto durante todo o mês de setembro na sede das Nações Unidas – ONU em Nova York. Estima-se que 10 mil pessoas passaram pela sede da entidade durante o mês de setembro em que líderes mundiais e suas comitivas estiveram presentes para a Assembleia Geral da ONU. O trabalho delas também foi alvo de um documentário. Para a coleta do material foram visitadas as cinco regiões do País e 12 estados (Acre, Amazonas, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul).
O projeto “Mulher Artesã Brasileira” promoveu a imagem do artesanato brasileiro no exterior e valorizou o trabalho das mulheres que se dedicam ao ofício. A escolha das participantes manteve a identidade brasileira e qualidade dos trabalhos como prioridade. O projeto foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Exposição de Artesanato (ABEXA), com patrocínio do Sebrae e apoio do Instituto Centro Cape, da APEX Brasil e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência.