Histórico

Agora temos uma seleção de verdade

Com Felipão, o Brasil se credencia com um dos candidatos ao título

O ano de 2013 foi marcado por surpresas, conquistas importantes e polêmica no esporte mundial e brasileiro. No futebol, o Atlético Mineiro, campeão da Taça Libertadores da América, graças ao talento do goleiro Victor, da destreza de Ronaldinho Gaúcho e da apaixonada torcida que também foi para o Marrocos assistir ao Mundial de Clubes. Também de Minas Gerais, o Cruzeiro “passeou” pelo Campeonato Brasileiro e conquistou a taça com praticamente um mês de antecedência. O Palmeiras voltou à primeira divisão e, aos 45 do segundo tempo de 2013, o STJD puniu a Portuguesa por colocar em campo um jogador não registrado, salvou o Fluminense da degola, mas causou uma grande polêmica no futebol brasileiro. No basquete, o Miami Heat conquistou o título de 2012/2013 com o Big Three (LeBron James, Dwayne Wade e Chris Bosh), repetindo a temporada 2011/2012. Confira abaixo os principais acontecimentos do mundo esportivo no ano que passou.

Brasileira se destaca no UFC

O ano de 2013 pode ser considerado o ano da lutadora Amanda Nunes, a leoa. A estrela da lutadora brilhou neste ano. Amanda vive e treina em Miami, foi a primeira brasileira do UFC a vencer no Brasil e em sua segunda luta no UFC, no dia 6 de novembro, Amanda venceu a holandesa Germaine de Randamie por nocaute técnico no primeiro round, em Fort Campbell, Kentucky. Com o resultado positivo, a brasileira número oito do ranking oficial da organização conseguiu a nona vitória na carreira.

Brasil perde dois títulos do Ultimate Fighter (UFC)

O Brasil parou no dia 6 de julho de 2013 para acompanhar o maior de todos os tempos entrar no octógono. Na frente da TV, milhões de brasileiros ficaram extremamente decepcionados com a atuação de Anderson Silva, que foi nocauteado por Chris Weidman na luta principal do UFC 162. A chance do Spider retomar o cinturão dos médios chegará ainda neste ano, no dia 28 de dezembro, quando ele enfrentará novamente o americano em Las Vegas.

O peso-pesado Junior ‘Cigano’ também não teve o seu melhor ano. Em sua primeira luta no ano o catarinense radicado na Bahia foi bem e conseguiu um belo nocaute com um chute alto em Mark Hunt. A vitória deu a chance do ex-campeão enfrentar Cain Velasquez, mas o brasileiro foi novamente anulado pelo americano e perdeu por nocaute, ficando longe novamente do topo dos pesados.

Com a derrota de Anderson Silva e Junior ‘Cigano’, o Brasil, que já chegou a ostentar quatro cinturões no UFC, ficou apenas com José Aldo (campeão dos penas) e Renan Barão (campeão interino dos galos) como detentores do cinturão do Ultimate.

O destaque de 2013 ficou para Victor Belfort, aliás, considerado o grande nome do Brasil no UFC neste ano. Liderando três cards em território nacional, o Fenômeno conseguiu três nocautes espetaculares e foi alçado ao posto de próximo desafiante dos médios.

Michael Oliveira sofre nova derrota

O pugilista brasileiro radicado em Miami. Michael Oliveira, sofreu uma derrota por pontos para o mexicano Norberto “Demônio” Gonzalez em novembro no Seminole Hard Rock Live Arena, em Broward. Após a derrota, que lhe custou a perda do cinturão de campeão latino-americano de meio-médio, Oliveira teve se ser hospitalizado e submeter-se a alguns exames. Em consequência disto, o brasileiro deve ficar afastado dos ringues entre seis meses e um ano.

Heat incrível

LeBron James, Dwayne Wade, Chris Bosh comandaram a equipe do Miami Heat para a terceira conquista do título da NBA, sendo o segundo título consecutivo. Não foi fácil, porém. Depois de sofrer para derrotar o Indiana Pacers na final da Conferência Leste por 4 a 3, a equipe do sul da Flórida quase perdeu o título em casa para o San Antonio Spurs. O time texano liderava a série final por 3 a 2 e a 4 segundos do final Ray Allen conseguiu fazer uma cesta de três pontos empatando a partida e levando o jogo para o tempo extra, onde o Miami Heat conseguiu a vitória empatando a série. Depois na última partida da série, também em Miami, o time da casa confirmou o favoritismo e venceu o campeonato.


Brasil no automobilismo

2013 foi um ano interessante para o automobilismo brasileiro. Na Fórmula Indy, Tony Kanaan finalmente conseguiu vencer as 500 Milhas de Indianápolis e, graças a isto, conseguiu assinar um contrato com a Chip Ganassi, considerada a melhor equipe da categoria. Já Helio Castroneves, da equipe Penske, perdeu a oportunidade de conquistar pela primeira vez o título da Fórmula Indy, depois de estar com uma boa liderança. O vencedor foi Scott Dixon, que conseguiu uma excelente recuperação nas corridas realizadas em Houston, Texas, que decidiram o campeonato. Na Fórmula 1, a novidade foi a troca de equipe de Felipe Massa. Ele deixou a Ferrari depois de oito anos e assinou com a Williams, equipe que já foi grande e tenta reerguer-se. Mas não será fácil derrotar o tetracampeão Sebastian Vettel e sua poderosa Red Bull, equipada com motor Renault.

Campeões estaduais pelo Brasil

Pelos campeonatos estaduais, sagraram-se campeões (em ordem alfabética): Acre: Plácido de Castro; Alagoas: C.R.B; Amazonas: Princesa dos Solimões Bahia: Vitória; Ceará: Ceará; Distrito Federal: Brasiliense; Espírito Santo: Desportiva Ferroviária; Goiás: Goiás; Maranhão: Maranhão; Mato Grosso: Cuiabá; Mato Grosso do Sul: Cene; Minas Gerais: Atlético Mineiro; Pará: Paysandu; Paraná: Coritiba; Pernambuco: Santa Cruz; Piauí: Parnahiba; Rio Grande do Norte:  Potiguar; Rio Grande do Sul: Internacional; Rio de Janeiro: Botafogo; Rondônia: Vilhena; Roraima: Náutico; Santa Catarina: Criciúma; Sergipe: Sergipe; São Paulo: Corinthians; Tocantins: Interporto.
Torcida brasileira faz a festa em Miami

Um dos acontecimentos esportivos mais memoráveis para os brasileiros que vivem no Sul da Flórida em 2013 foi o jogo entre Brasil e Honduras no dia 16 de novembro. O Sun Life Stadium bateu recorde de público em jogos de futebol no estado da Flórida e o Brasil venceu o jogo por 5 a 0. A torcida deu um show à parte, bem como a organização da partida.

Cruzeiro de Belo Horizonte ganha com folga o Brasileirão 2013

Em novembro, o Cruzeiro igualou o recorde do São Paulo de campeão com maior antecedência da história do Campeonato Brasileiro disputado por pontos corridos, sistema adotado em 2003. Assim, a equipe mineira garantiu o título do Brasileiro matematicamente na 34ª rodada, assim como já havia feito o São Paulo em 2007, quando o time era comandado pelo técnico Muricy Ramalho.
Na rodada anterior, no domingo, o clube mineiro havia estipulado outro recorde. Com o triunfo por 3 a 0 sobre o Grêmio, no Mineirão, se tornou o primeiro time a conquistar o Nacional com ao menos uma vitória sobre todos os rivais.

Galo campeão da Libertadores

Em jogos que quase mataram os torcedores atleticanos do coração e graças às mãos do goleiro Victor, o Atlético Mineiro foi Campeão da Libertadores da América em julho deste ano em cima do Olímpia na cobrança de pênaltis. Tudo foi planejado e, com paciência, o presidente Alexandre Kalil conseguiu montar o time dos sonhos que levou o Galo ao título.

No começo de 2012, o clube contratou jogadores de expressão como Victor, ex-Grêmio, e Ronaldinho Gaúcho, ex-Flamengo. No ano passado, o Atlético Mineiro conquistou apenas o vice-campeonato, ficando atrás do campeão Fluminense, e chegou à Libertadores 2013 sob muita desconfiança e acabou invertendo o jogo. No Mundial, o Galo enfrentou o Raja Casablanca em uma das semifinais, na quarta-feira (18), e desperdiçou a chance de fazer a final contra o Bayern de Munique, ao ser derrotado pelo time marroquino por 3 a 1. Frustração para a torcida atleticana que gostaria de comemorar mais um título em 2013. Ficou para outra vez.

Flamengo leva a Copa do Brasil

Diante do Atlético-PR, o Flamengo foi da profunda crise à redenção, em um ciclo que se fecha com capricho, com o título da Copa do Brasil. A vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, no Maracanã, é o último capítulo de uma história que não parecia nada boa para o time carioca em setembro, quando perdeu para este mesmo time, neste mesmo estádio, e ficou também sem o técnico Mano Menezes. Em uma virada completa, a torcida que lotou o estádio (57.991 pagantes e 68.857 presentes, com renda de R$ 9.733.785) comandou a festa para comemorar a terceira conquista do clube na competição (1990 e 2006), que vale vaga na Taça Libertadores do próximo ano, e a primeira do novo Maracanã.

Clique aqui e leia mais do que aconteceu em 2013

Clique aqui e leia mais do que aconteceu em 2013

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo