Histórico

Corinthians abre Chute Inicial, escolinha de futebol em Pompano Beach

Clube paulista faz parceria com a Global Assistance Foundation, entidade assistencial baseada na PIBFlorida

Antonio Tozzi

 Corinthians abre Chute Inicial, escolinha de futebol em Pompano Beach
Diretores do Corinthians com Silair Almeida da Global Foundation

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes mais populares do Brasil, formou uma parceria com a Global Assistance Foundation para montar sua primeira escolinha de futebol na Flórida, mais exatamente numa área da Primeira Igreja Batista Brasileira da Flórida (PIBFlorida) em Pompano Beach.

A inauguração oficial ocorreu na terça-feira (3) à noite com a presença do pastor Silair Almeida, de Roberto Toledo e Luiz Roberto Rigolin, diretores do Corinthians, que vieram de São Paulo para a abertura oficial, e de João Bermudo e Rosana Margossian, os responsáveis pelo estabelecimento da Corinthians Soccer Academy aqui no sul da Flórida.

A escolinha Chute Inicial funcionará numa área com grama sintética onde os professores Juninho, Rodrigo e Miguel ensinarão os fundamentos básicos do futebol para crianças de 5 a 19 anos. O pastor Silair enalteceu a parceria por acreditar que o esporte é um elemento fundamental para formação de caráter das crianças. E citou o exemplo dos índios da tribo Ticuna no Amazonas, que estão sendo assistidos pela missão da PIBFlorida, que vibram ao poder participar de um torneio de futebol entre eles.

Silair contou que a vinda do alvinegro do Parque São Jorge pode ajudar as crianças mais talentosas a perseguir seus sonhos. Ele contou casos de garotos que foram ao Brasil tentar a sorte em peneiras de clubes brasileiros e depois não puderam retornar por não terem documentos. Aí, houve a separação familiar até que os pais também voltassem para o Brasil. “Agora, os profissionais do Corinthians vão poder avaliar o potencial destes meninos”, revelou o pastor.

Roberto Toledo, gerente de Esportes Terrestres do Corinthians, fez um breve apanhado sobre a ascensão do clube no cenário nacional e internacional – atualmente é a marca mais valiosa nas Américas e figura entre os 20 mais poderosos do mundo. “Atualmente temos centenas de escolinhas licenciadas no Brasil e abrimos duas aqui nos EUA: uma na Califórnia, outra aqui na Flórida e a próxima internacional será no Japão”, comentou o dirigente, enfatizando que isto também faz parte de uma estratégia de consolidação da marca Corinthians.

 Corinthians abre Chute Inicial, escolinha de futebol em Pompano Beach
Alunos da Corinthians Soccer Academy e diretores

Filosofia é o diferencial

Luiz Roberto Rigolin é o responsável pela parte pedagógica do programa e cuida da integração do conceito da metodologia desenvolvida pelo clube, que deve ser respeitada para se garantir uma padronização nas escolinhas de futebol do Corinthians que têm cerca de 18 mil alunos.

Ele faz questão de enfatizar que a metodologia implantada nas escolinhas que recebem o nome Corinthians trabalham com duas abordagens: desempenho e inclusão. “Nós achamos que toda criança deve participar, independente de se ter talento natural ou não, porque o importante é desenvolver a coordenação motora, sobretudo quando pequena, para ajudar na formação. Isto é de grande valia no futuro”, assegura Rigolin.

Muitas vezes, os pais se surpreendem ao ver os filhos fazendo exercícios sem bola, mas isto faz parte do processo, informa o coordenador pedagógico: “Ao adquirir a coordenação motora, a criança pode ir para outro esporte ou atuar em qualquer posição, por isto treinamos os alunos em todas as posições, para evitar cacoetes e ensinar os fundamentos básicos de todas elas”.

Claro que os mais talentosos acabarão despontando e alguns podem mesmo tornar-se profissionais, como foi o caso de Edu Gaspar e Dentinho, ex-jogadores do Corinthians que deram os primeiros chutes como crianças nas escolinhas do clube. Para se identificar os possíveis jogadores, há um processo de avaliação e seleção natural: “Até porque é difícil prever quem será craque ou não quando se é muito criança. Se notamos potencial, acompanhamos mais de perto”.

Por isto, ele garante: “Não tiramos sonhos, construímos sonhos”, no caso de uma criança ficar frustrada por não ter talento suficiente. “O importante é ela aprender os princípios que servirão para toda a vida e não apenas para se jogar futebol”.

A apresentação foi encerrada com uma entrevista gravada do goleiro Cássio, um dos heróis da conquista da Libertadores, e com sorteio de prêmios.

Quem quiser saber mais sobre a Corinthians Soccer Academy, deve entrar em contato com os responsáveis pelo telefone (954) 773-3203, pelo e-mail info@CorinthiansSoccerFL.com ou pela webpage www.corinthianssoccerfl.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo